Cidades
Centro de Coruripe registra alta procura por cursos do Pronatec
O Centro Profissionalizante Maria Alice Beltrão, na cidade de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas, está recebendo inscrições até o dia 11 de abril para vários cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ofertados pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). São 550 vagas para 15 cursos profissionalizantes.
“Os cursos mais procurados, como enfermagem e informática, já estão com as vagas esgotadas, mas a maioria ainda tem vaga”, informou a coordenadora do Centro, professora Vilma Cruz Honorato.
Para efetuar a pré-matrícula, os interessados devem comparecer à sede do Centro, que fica vizinho ao Clube do Povo, em frente à escola estadual Djalma Siqueira Beltrão, em Coruripe. “Quem deixar para última hora, pode não encontrar mais vagas”, alerta a professora.
Para a coordenadora do Centro Profissionalizante, as atividades referentes ao Pronatec são promissoras e novos cursos devem ser ofertados no município. De acordo com ela, o engajamento dos alunos em cursos anteriores é uma das justificativas para a grande procura pelas novas capacitações. “O sucesso dos cursos se deve ao índice zero de evasão. Isso mostra também que há interesse da população pela profissionalização”.
Inscrições
Para se inscrever basta que o interessado esteja de posse dos documentos básicos, comprovante de residência e escolaridade. Se for menor de idade deve comparecer com os pais ou responsáveis. Os cursos são gratuitos e têm como público alvo alunos ou ex-alunos do curso médio que desejam se preparar para o mercado de trabalho.
Além de enfermagem e informática, são oferecidos os seguintes cursos: administração, meio ambiente, educação ambiental, açúcar e álcool, manutenção industrial, agente comunitário de saúde, prótese dentária, secretariado escolar e línguas (inglês e espanhol). As turmas têm em média 40 alunos.
Parcerias
Além do Pronatec, o centro oferta outras modalidades de cursos profissionalizantes na região e, para isto, Vilma destaca a importância das parcerias com outros órgãos na região. Além da SEE, o centro também conta com o apoio da Prefeitura de Coruripe, Senac, Sesi, Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Escola Técnica de Artes (ETA), que já desenvolveu várias atividades no município, a exemplo do curso de Artesanato em Biojoias.
Mais lidas
-
1CHÁCARAS DE LUXO
Justiça determina a reintegração de áreas da Usina Utinga Leão invadidas desde 2009
-
2DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
3FIM DO CERTAME
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado
-
4APOIO
Hugo Wanderley reage contra suspensão de operação Pipa e pede apoio a Bancada Federal
-
5COMUNICAÇÃO
Jornal Tribuna do Sertão marca presença no Google News Summit, um debate sobre o futuro do jornalismo no Brasil