Política
Paulão quer implantar cursos da Univasf em Alagoas

O deputado Paulão (PT/AL) está articulando a disponibilização de cursos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para municípios alagoanos, através da instalação de polos de ensino a distância. O parlamentar discutiu o assunto com o reitor da instituição, Julianeli Tolentino de Lima, em Petrolina (PE), na segunda-feira (7).
Segundo Paulão, o reitor corroborou com sua ideia de levar cursos para os municípios de União dos Palmares e Santa Luzia do Norte. A contrapartida para o município ou o Estado será a oferta de uma estrutura específica para os cursos não presenciais, contendo sala de aula, sala de professores, sanitários masculino e feminino, e rampa de acessibilidade, além de equipamentos para a transmissão das aulas.
“A Univasf oferta mais de 20 cursos, que serão uma alternativa para a formação de jovens que não têm condições de arcar com cursos pagos, ou até mesmo com os gratuitos quando estes exigem deslocamento para as grandes cidades”, afirmou o deputado.
Paulão assinalou que Alagoas, que enfrenta dificuldades com o baixo número de professores nas disciplinas de química, física, biologia e matemática, terá mais uma opção para formar professores dessas áreas através da Univasf, cujas atividades acadêmicas foram iniciadas em 2004 com a missão de desenvolver o semiárido nordestino.
Além de Pernambuco, a Univasf conta com campus nos estados da Bahia e do Piauí e oferece diversos cursos como Administração, Ciências Farmacêuticas, Ciências da Atividade Física, Enfermagem, Medicina, Psicologia, Engenharia Agrícola e Zootecnia.
Conforme o deputado de Alagoas, diante das dificuldades para implantar cursos presenciais no interior do Estado, por conta de um maior investimento para esse tipo de projeto, o ideal é começar com os cursos a distância, com apoio da tecnologia, que ajuda os alunos a interagirem com os tutores. “Dessa forma, com ensino federal de qualidade, vamos preencher lacunas existentes principalmente nos municípios de médio e pequeno porte”, concluiu.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS EM CHAMAS
Protesto por falta d’água escancara o legado de descaso deixado por Júlio Cezar e sua parceria milionária com a Águas do Sertão
-
3CINEMA
O Caçador e a Rainha do Gelo é continuação de outro filme? Entenda a ordem para assistir
-
4PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda
-
5AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW