Política

Paulão quer implantar cursos da Univasf em Alagoas

08/04/2014
Paulão quer implantar cursos da Univasf em Alagoas

    O deputado Paulão (PT/AL) está articulando a disponibilização de cursos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para municípios alagoanos, através da instalação de polos de ensino a distância. O parlamentar discutiu o assunto com o reitor da instituição, Julianeli Tolentino de Lima, em Petrolina (PE), na segunda-feira (7).reitor1
Segundo Paulão, o reitor corroborou com sua ideia de levar cursos para os municípios de União dos Palmares e Santa Luzia do Norte. A contrapartida para o município ou o Estado será a oferta de uma estrutura específica para os cursos não presenciais, contendo sala de aula, sala de professores, sanitários masculino e feminino, e rampa de acessibilidade, além de equipamentos para a transmissão das aulas.
“A  Univasf oferta  mais de 20 cursos, que serão uma alternativa para a formação de jovens que não têm condições de arcar com cursos pagos, ou até mesmo com os  gratuitos quando estes exigem deslocamento para as grandes cidades”, afirmou o deputado.
Paulão assinalou que Alagoas, que enfrenta dificuldades com o baixo número de professores nas disciplinas de química, física, biologia e matemática, terá mais uma opção para formar professores dessas áreas através da  Univasf, cujas atividades acadêmicas foram iniciadas em  2004 com a missão de desenvolver o semiárido nordestino.
Além de Pernambuco, a Univasf conta com campus nos estados da Bahia e do Piauí e oferece diversos cursos como Administração,  Ciências Farmacêuticas, Ciências da Atividade Física, Enfermagem, Medicina, Psicologia, Engenharia Agrícola e  Zootecnia.
Conforme o deputado de Alagoas, diante das dificuldades para implantar cursos presenciais no interior do Estado, por conta de um maior  investimento para esse tipo de projeto, o ideal é começar com os cursos a distância, com apoio da tecnologia, que ajuda os alunos a interagirem com os tutores. “Dessa forma, com ensino federal de qualidade, vamos preencher lacunas existentes principalmente nos municípios de médio e pequeno porte”, concluiu.