Política
Confirmado: Eduardo Tavares Mendes é o novo nome do PSDB para o Governo de Alagoas
Eduardo Tavares Mendes, o ex-procurador geral de justiça, com grande prestígio dentro do Ministério Público Estadual, além de contar como referência nos meios acadêmicos jurídicos, onde também exerce a função de professor de Direito – tanto da UFAL, como do CESMAC, e que recentemente assumiu o cargo de Secretário de Defesa Social do governo de Alagoas, se desincompatibilizou do cargo, na última sexta-feira (04) para se candidatar em outubro ao cargo de governador de Alagoas, com apoio do atual governante Teotonio Vilela Filho.
Tavares que no ano passado se filiou ao PSDB sempre teve seu nome cogitado como um dos postulantes ao cargo, porém nos últimos meses devido a sua assunção ao cargo de secretário de Defesa Social, não estava cogitado pelas hostes políticas como candidato.
Sua desincompatibilização na ultima sexta-feira causou surpresa – para alguns “boa” – por se tratar de um nome novo (uma diferente e autêntica opção para o eleitorado) e para outros (postulantes) “nem tanto”, por causa da concorrência que aumenta num “mercado já saturado” e ansioso por novidades.
Tavares no curto período de sua gestão, à frente da secretaria de Defesa Social conseguiu reduzir o índice de violência que assusta o alagoano e resolver também em curto espaço de tempo – casos rumorosos como o crime do dono do Maikai, em Maceió.
É uma novidade e uma carta na manga do governador Teotonio Vilela, que habilmente abre novamente o xadrez de sua sucessão eleitoral.
Hoje (7) pela manhã o governador Teotonio confirmou a candidatura de Tavares ao governo, criando assim o palanque dos tucanos em Alagoas, já que em nível nacional o PSDB lançará Aécio Neves candidato a presidente. O governador não deixou de enaltecer o trabalho dos aliados Benedito de Lira e Alexandre Toledo, porém justificou sua posição como de fidelidade partidária e de acompanhar o projeto de seu partido, tendo em vista Biu de Lira apoiar Dilma Rousseff e Alexandre Toledo apoiar Eduardo Campos para presidente.
Nome não é consenso na base do governo
A decisão surpreendente do governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) em lançar o nome do ex- secretário da Defesa Social e ex-procurador geral, Eduardo Tavares pré-candidato ao governo despertou uma “grita” no segundo colégio eleitoral do Estado, a cidade de Arapiraca com um potencial de 140 mil votos. Pela sua importância sócio econômica Arapiraca e região Agreste não deve ficar fora do processo majoritário.
Em três eleições para o Senado e em duas para o Governo de Alagoas, Teotônio Vilela sempre obteve votações expressivas. Nas eleições deste ano caso não participe do processo majoritário será uma grande frustação para os arapiraquenses e uma traição de Vilela com a terra de Manoel André.
Leia mais na versão impressa
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral