Geral

Área de recomposição da mata ciliar é inspecionada pelo IMA e MP

28/03/2014
Área de recomposição da mata ciliar é inspecionada pelo IMA e MP

   tecnicosIMA O Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o Ministério Público Estadual (MPE) realizaram na quinta-feira (27) vistoria na região de replantio da mata ciliar da Usina Coruripe. A visita anual faz parte do cronograma definido após a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre os dois órgãos e o Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool do Estado de Alagoas (Sindaçúcar), em 2009.
O objetivo do TAC é a recomposição das matas que margeiam os rios localizados dentro das usinas do Estado. De acordo com o promotor do Núcleo de Meio Ambiente do MP, Alberto Fonseca, o resultado observado tem sido positivo. “Todos os anos nós voltamos às usinas para observar como está o plantio do ano anterior nas áreas definidas, bem como para observar o desenvolvimento das árvores que já foram plantadas”, observou.
Ainda segundo o promotor, antes mesmo da assinatura do TAC, a usina já realizava um trabalho de preservação da mata ciliar. Ele disse que as primeiras árvores foram plantadas ainda em 2007. O técnico do IMA, Fernando Passos, chamou a atenção para a importância do cumprimento do TAC.
“Com a recuperação dessas áreas dos leitos dos rios e o plantio das árvores serão criados verdadeiros corredores florestais, o que proporcionará o retorno da flora e faunas nativas”, afirmou.
O IMA recomendou que a Usina Coruripe realize limpeza constante nos locais onde as novas árvores foram plantadas, já que foi observado a presença de vegetações daninhas que podem atrapalhar o desenvolvimento das mudas.
Além do promotor Alberto Fonseca e do consultor do IMA Fernando Passos, também estiveram presentes à visita a promotora Lavínia Fragoso, da recém-criada promotoria de Justiça dos Recursos Hídricos por Bacias Hidrográficas e a engenheira florestal do IMA Louise Amaral, que foram acompanhados durante a vistoria por funcionários da usina.
Este ano, seis indústrias já foram vistoriadas. Foram elas: Usina Santo Antônio (em São Luis do Quitunde), Camaragibe (em Matriz do Camaragibe), Santa Maria (em Porto Calvo), Terra Nova (em Pilar), Caeté (em São Miguel dos Campos) e Coruripe (em Coruripe).