Geral

Câmara de Segurança Alimentar realiza oficina em Alagoas

28/03/2014
Câmara de Segurança Alimentar realiza oficina em Alagoas

Secretária Celiany Rocha

Secretária Celiany Rocha

  Com a implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Sisan, em 2011, o Estado de Alagoas busca incentivar e estimular os municípios a aderirem ao sistema, criando os componentes necessários ao processo. E para subsidiar essa ação, a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional – Caisan, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, deu início nesta quinta-feira (27), em Maceió, a atividade “Sisan: Oficina Regional Nordeste”. O evento segue até amanhã (28), no Hotel Enseada.
Na tentativa de harmonizar conceitos, explicar e entender quais programas fazem parte do sistema e quais suas respectivas funções, o evento discute os avanços e desafios na implantação e fortalecimento deste Sistema em âmbito estadual e municipal.
“Nosso maior foco é a situação de segurança alimentar em que os municípios se encontram. Mas ao adotar o Sisan, cada um deles se compromete a elaborar um plano próprio, com recursos e metas, a depender de suas necessidades particulares”, explicou a superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional da Seades, Ana Paula Quintella. “A população tem um ganho muito grande, é um benefício não só de qualidade alimentar, como também maior assistência no campo nutricional, como ter um conselho para fiscalizar as ações e um orçamento próprio para a segurança alimentar”, completou.
A existência da intersetorialidade e da participação social tornam-se indispensáveis nesse processo de construção de um sistema nutricional efetivo.  Diante disso, a diretora da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Michele Lessa de Oliveira, abordou importância em mobilizar os municípios na compreensão e a adesão do Sisan em cada região. “É essencial que as cidades fortaleçam e ampliem as ações e programas de segurança alimentar, a exemplo da aquisição de alimentos da agricultura familiar para o abastecimento da rede de educação, saúde e assistência. Além de fortalecermos esse setor, estamos proporcionando uma alimentação de qualidade”, ressaltou.
Hoje, o Estado de Alagoas destaca-se no campo regional, com uma câmara intersetorial que funciona, um plano de comunicação em fase final de construção, além de um forte estimulo de adesão aos municípios.
Segundo a Secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Celiany Rocha, é significativo para Alagoas ser sede de uma ação que trará reflexos positivos, sobretudo para a população em situação de insegurança alimentar. “O Estado está se preparando para que o SISAN seja implantado e respeitado nos municípios. A alimentação adequada é mais do que um direito cidadão, é uma necessidade de cada indivíduo. Nosso maior anseio é que esse sistema se transforme em uma política estadual efetiva e estamos no caminho para isso aconteça, fazendo nosso papel na garantia de uma alimentação de qualidade”, afirmou.
O evento dá continuidade à primeira série de oficinas, iniciada no ano passado e acontece até amanhã (28), no Hotel Enseada, com os representantes de órgãos de governo e da sociedade civil dos estados e municípios de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, que já estão em um processo mais avançado de segurança alimentar ou que já aderiram ao sistema.