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Campus da Ufal em Arapiraca inicia curso de especialização em Residência Agrária

24/03/2014
Campus da Ufal em Arapiraca inicia curso  de especialização em Residência Agrária
RESIDENCIA AGRaRIA

Campus da Ufal em Arapiraca inicia curso de especialização em Residência Agrária

    A superintendente do Incra em Alagoas, Lenilda Lima, participou, na sexta-feira (21/03/14), da aula inaugural do curso de especialização em Residência Agrária – Extensão rural, no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) de Arapiraca. O curso terá duração de dois anos, num sistema de teoria e prática, com atividades de campo no campo nos fins de semana. O curso tem destinação prioritária aos extensionistas rurais que atuam com o público da reforma agrária e agricultura familiar do Estado.
Além de Lenilda, participaram da mesa de instalação da aula inaugural o diretor do campus, Márcio Aurélio Santos, os professores Cícero Gomes, coordenador do curso de Agronomia, Cícero Adriano Vieira e Sandra Lúcia Lira, coordenadores da especialização, o subsecretário de Agricultura de Arapiraca, Elielton Amaral, e o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), José Roberto.
O coordenador do curso, professor Cícero Adriano Vieira, destacou as características específicas da especialização. “Com um público formado por profissionais que já têm experiência de campo, será possível trabalhar os ensinamentos vinculados à realidade vivida pelas comunidades rurais, que, ao final, serão os grandes beneficiados com isso”, explicou Vieira, que é professor de zootecnia e administração no campus Arapiraca. José Roberto, do MST, alertou para a importância de se aliar o conhecimento acadêmico à experiência do agricultor. “Tenho certeza de que o conhecimento adquirido aqui vai contribuir para o desenvolvimento do campo e a melhoria de vida dos assentados e pequenos agricultores”.
Para Lenilda Lima, o curso é um passo qualitativo do Incra em se tratando de investimento em educação no campo. “A presença prioritária dos extensionistas já simboliza algo importante: o aprendizado trará respostas concretas para o dia a dia do agricultor familiar e do assentado, tão necessitados num estado marcado por índices sociais perversos”, afirmou a superintendente do Incra. Ela disse que o Incra tem satisfação “em ser um dos condutores desse diálogo com a academia, com outras instituições e com os movimentos sociais, que tem proporcionado educação ao camponês”.
Os cursos de Residência Agrária são resultado da parceria firmada entre o Incra, por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que resultou na contratação de 36 projetos, voltados à formação de 1,6 mil alunos em 28 universidades em todo o País.