Geral

Batalhão Ambiental participa de evento ecológico no sertão alagoano

24/03/2014
Batalhão Ambiental participa de evento ecológico no sertão alagoano

  bpaagua  Em homenagem ao Dia Mundial da Água, comemorado no sábado (22), o Batalhão de Polícia Ambiental participou, a convite do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas – IMA, de um evento ecológico na cidade de Água Branca no alto sertão alagoano.
Cerca de 20 policiais ambientais, em parceria com o IMA, participaram de diversas atividades ecológicas com a comunidade e alunos de escolas públicas da região. Essas ações serviram para promover a educação ambiental, mostrando a importância da preservação dos recursos naturais da região.
Houve exposições, palestras e apresentações culturais no centro histórico de Água Branca. As palestras foram ministradas pela Secretaria de Recursos Hídricos, IMA, Casal, Seinfra e outros órgãos, terminando no dia sábado com uma trilha na reserva ecológica do Morro do Craunã, que fica no Povoado Tingui, zona rural do município. Foi uma subida de cerca de 600 metros, onde os participantes mantiveram contato direto com a natureza exuberante do lugar, encerrada em um mirante natural de onde puderam observar todo o relevo da região.
João Vítor da Conceição Rodrigues, 13 anos, aluno da Escola Municipal Antenor Serpa, da cidade sertaneja de Olho D’água do Casado, falou da satisfação de participar deste evento ambiental. Para ele “preservar o local em que vivemos é muito importante; aprendemos muito hoje fazendo essa trilha”.
Para o Presidente do IMA, Adriano Augusto, organizador do evento, “essa parceria do IMA com o BPA tem uma importância fundamental para promover ações ambientais de preservação, principalmente dos recursos hídricos. Precisamos conscientizar de que devemos preservar o bioma caatinga, para com isso também protegermos os aquíferos da região”, frisou.
Já para o comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel José Batista de Oliveira, presente no evento, “ações como esta devem ser intensificadas em todo o Estado de Alagoas, principalmente de educação ambiental, conscientizando a população da sua responsabilidade, especialmente com desenvolvimento sustentável. Utilizar os recursos naturais sem agredi-lo, preservando-o para as futuras gerações”, destacou.