Geral

Detran capacita coordenadores da rede pública para atuar em projeto

20/03/2014
Detran capacita coordenadores da rede pública para atuar em projeto

  detran547  A Coordenadoria Setorial de Educação para o Trânsito (Edutran) do Detran/AL iniciou na última quarta-feira (19) a capacitação de coordenadores educacionais e profissionais da Secretaria Estadual de Educação (SEE). Eles irão trabalhar no Programa “Educando Jovens para o Trânsito”.
O encontro ocorreu no Centro de Formação de Profissionais da Educação  Ib Gatto Falcão (Cenfor), localizado no Cepa. O projeto é fruto de uma parceria entre o Detran e a SEE e conta com a assessoria da Tecnodata Educacional, empresa especializada em sistemas educacionais para o trânsito.
O objetivo do projeto é capacitar professores de escolas estaduais para que eles incrementem na explanação dos assuntos curriculares temáticas voltadas para o trânsito.
“Uma aula de física sobre leis de Newton pode ser exemplificada pela importância do cinto de segurança para explicar o princípio da inércia”, contextualizou a coordenadora da Edutran, Edira Soares.
“Este encontro conta com a participação de 15 coordenadores educacionais de todas as regiões do Estado. Eles vão selecionar as escolas participantes e inscrever quatro professores e um coordenador pedagógico para também serem capacitados e ministrarem aulas de suas respectivas matérias abordando temáticas que envolvem educação no trânsito”, disse Edira.
O Detran, além de participar do processo de capacitação,  realizará um trabalho de ação integrada nas cidades envolvidas e, no caso de Maceió, nos bairros das escolas contempladas.
O diretor corporativo da Tecnodata Educacional, Celso Alves Mariano, responsável por ministrar a capacitação, destacou a importância desse trabalho para a formação de futuros condutores mais conscientes de sua responsabilidade. “O conhecimento adquirido não ajuda apenas ao jovem como indivíduo. Vai ajudar a sua família e aos núcleos sociais que ele faz parte. Porque uma vez adquirido a percepção sobre o trânsito há uma aceitação a nível racional da aprendizagem e dos riscos embutidos nas imprudências cometidas”, afirmou.
O encontro foi o primeiro de uma série que será realizado com professores da rede pública estadual.
Na capacitação os coordenadores receberam um livro para auxiliar nas aulas e materiais multimídias para serem repassados aos alunos.