Geral
Comitê discute ações de desenvolvimento para Região Sul do Estado de Alagoas
A secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, reuniu-se, nesta quarta-feira (12), com o prefeito do município de Coruripe, Joaquim Beltrão, e representantes das entidades que compõem o comitê de trabalho referente à implantação do Estaleiro do Nordeste (Enor). Enquanto o Ibama analisa o memorial descritivo entregue pelo Governo do Estado em dezembro de 2013, medidas serão definidas para viabilizar o desenvolvimento social no entorno do empreendimento.
Grupos de trabalho formados por secretarias e órgãos do Estado e dos municípios beneficiados com o projeto serão criados para articular objetivos comuns entre o Estado e o município de Coruripe. Após as análises realizadas na área ambiental, serão discutidos temas referentes à segurança pública, educação, habitação, saúde, infraestrutura, entre outras áreas prioritárias.
“Promover a interiorização do desenvolvimento socioeconômico é uma prioridade da atual gestão do governo. Iremos estudar as necessidades de cada área, visando à formulação de projetos sociais que beneficiem a população de Coruripe e macrorregião”, destacou a secretária Poliana Santana.
Durante a reunião, algumas questões sobre o desenvolvimento socioeconômico foram discutidas, como a possível implantação de um complexo industrial e portuário, a concessão de incentivos fiscais dado pelo governo, o estudo de impacto socioeconômico e a criação de um campus universitário e de escolas de capacitação profissional.
O prefeito Joaquim Beltrão ressaltou a importância da parceria com Estado para dar andamento ao projeto e construir o desenvolvimento do município e macrorregião. “Desejamos trabalhar junto com o governo não apenas para alocar o empreendimento, mas também criar todas as condições necessárias para que os trabalhadores e empreendedores possam se instalar na região”, declarou.
Na oportunidade, a secretária Poliana Santana garantiu que todos os pleitos trazidos pela prefeitura já estão sendo estudados e serão encaminhados ao governador, juntamente com o relatório elaborado pela Seplande sobre as medidas antecipatórias necessárias ao andamento do projeto.
“Além disso, a partir de hoje, nos comprometemos a enviar ao município um relatório mensal contendo o balanço de todas as ações avançadas no processo de instalação do estaleiro, conforme a política de transparência adotada pelo governo”, complementou.
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2CAMPEONATO ALAGOANO
CSE está sem caixa para pagar jogadores; clube estreia diante do CSA neste domingo
-
3'TIA' SEM FORÇAS
Luisa Duarte reforça domínio do ex-"imperador" com novas nomeações e continuidade do passado: Nomes na SMTT e Guarda Municipal são mantidos
-
4SEPULTAMENTO
Será sepultado nesta sexta em Maceió corpo da médica alagoana morta em incêndio na Tailândia
-
5ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas