Geral
‘Lixo Zero’ já é modelo para mais de 20 cidades no Brasil e no exterior
O Programa Lixo Zero, criado e desenvolvido pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana da Cidade do Rio de Janeiro (Comlurb), no ano passado, para reduzir o volume de detritos jogado nas ruas, foi considerado pela população a medida mais importante de 2013 para o carioca, segundo pesquisas feitas por órgãos de imprensa do Rio. O Programa já está servindo de modelo para mais de 20 grandes cidades brasileiras e até do exterior.
A informação é do Diretor de Áreas Verdes da empresa, Fernando Pinto, que fará um balanço do Programa Lixo Zero durante o 4º Encontro de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que acontece no dia 18 de março, próxima terça-feira, no Centro Empresarial Rio. O objetivo do evento é buscar e difundir experiências novas – ou já implementadas em cidades brasileiras por iniciativa de prefeituras, empresas privadas e ONGsc -, além de mostrar o potencial de negócios que existe no segmento de resíduos sólidos.
Desde que foi implantado, em agosto, até o final de 2013, o Programa Lixo Zero multou cerca de 38.731 pessoas, com o objetivo principal de educar o cidadão sobre a importância do descarte correto do lixo. O Centro da Cidade do Rio de Janeiro foi a região que acumulou o maior número de multas (12.705), seguido de Copacabana (5.937), Ipanema (3.485), Leblon (3.368), e Botafogo (2.887), na Zona Sul. O volume de lixo jogado nas ruas pelo carioca e recolhido pela Comlurb diariamente, segundo dados divulgados em 2012 pela imprensa, provoca uma despesa adicional de cerca de R$ 400 milhões no orçamento anual da empresa, que poderiam ser revertidos na construção de 10 hospitais de grande porte. O valor deste desperdício equivale a construção de 80 escolas, 100 Unidades de Pronto-Atendimento (UPA), 114 Clínicas da Família ou 133 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI), com creche e pré-escola.
Com foco na reciclagem e na coleta seletiva de lixo, um dos gargalos na busca da eficiência dos sistemas de gestão de resíduos sólidos, o 4º Encontro de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos traz uma oportunidade ímpar para a discussão em torno de modelos, soluções e cases que possam ser replicados e ampliados em todo o País. O encontro permitirá também que sejam apontados mecanismos, fontes de recursos e tecnologias destinadas a buscar a capacitação dos gestores públicos, privados e de empreendedores que possam explorar essa verdadeira riqueza que é o lixo, contando com o engajamento da sociedade na busca de modelos eficientes.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email [email protected] , além dos telefones (21) 2262-9401 / 2215-2245. Mais informações no Blog http://planejabrasil.wordpress.com/
Estudantes e ONGs têm 50% de desconto na inscrição.
Empresas de projetos e tecnologia, fabricantes de materiais e equipamentos e prestadores de serviços, gestão, coleta e reciclagem de resíduos, construtoras, empresas de engenharia e de gestão de resíduos da construção que estejam interessadas em apresentar soluções e tecnologias para o setor por meio de palestras ou divulgar sua marca e seus produtos com patrocínio podem entrar em contato com a área comercial da Planeja & Informa Comunicação e Marketing, pelo telefone (21) 2244-6211.
Principais temas em debate
A RIQUEZA DO LIXO
O POTENCIAL DE NEGÓCIOS DO LIXO
COLETA SELETIVA
RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO
MODELOS DE REDUÇÃO, REAPROVEITAMENTO E RECICLAGEM
MODELO DE GESTÃO INTEGRADA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Mais lidas
-
1LUTA PELA POSSE
Pequenos agricultores de Palmeira dos Índios se mobilizam para não perder suas terras
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3DEFINIDO
Decreto decide feriados e pontos facultativos para 2025 em Palmeira dos Índios
-
4ARAPIRACA
Garota de programa é vítima de agressão por cliente e encontrada ferida em Arapiraca
-
5NAS REDES SOCIAIS
Juíza emérita Sônia Beltrão critica subserviência de Luisa Duarte ao ex-"imperador"