Geral

Tranquilidade marca o primeiro dia de Carnaval nas praias

03/03/2014
Tranquilidade marca o primeiro dia de Carnaval nas praias

    maceicarnavalO primeiro dia do Carnaval foi tranquilo nas praias mais populares de Alagoas. Apesar do feriado prolongado, o movimento não foi grande nas praias alagoanas. O Corpo de Bombeiros não registrou  nenhuma ocorrência de afogamentos e crianças perdidas.
O efetivo foi reforçado para a Operação Carnaval e atuou com ações preventivas informando aos frequentadores os locais mais seguros para o banho de mar, além de alertar aos pais sobre os cuidados com as crianças. Na ação de prevenção, foram utilizadas pulseiras de identificação para as crianças e panfletos educativos com dicas de segurança para o Carnaval. Os panfletos foram escritos pelas crianças da escolas municipais  Cícera Lucimar e Orlando Araújo,  por meio do Projeto “Carnaval Ultra Seguro: o Bombeiro é seu Amigão”, iniciado em janeiro.
Foram 80 ações preventivas na praia de Barra Nova, 64 no Mirante da Sereia, 350 na praia do Francês, 90 na praia do Gunga, 42 em Guaxuma e 136 na Barra de São Miguel. Graças às ações preventivas, o número de ocorrências vem diminuindo gradativamente em datas comemorativas.
No interior foram registradas apenas duas ocorrências pelo Corpo de Bombeiros. Uma foi acidente de trânsito no Sertão, capotamento de veículo nas proximidades de Água Branca com quatro vítimas com ferimentos leves. Duas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e duas pelos bombeiros. E a outra ocorrência foi um afogamento em Maragogi.

 Arapiraca

Também foram registradas apenas duas ocorrências na região da cidade Arapiraca. Uma colisão entre moto e caminhão, onde a vítima teve escoriações no braço esquerdo e se queixava de dores na coluna lombar. O paciente foi encaminhada para a Unidade de Emergência do Agreste. A outra ocorrência foi um incêndio em vegetação próximo a um supermercado. A guarnição de combate a incêndio se dirigiu ao local e conteve as chamas.

 
    Capital

Com o polo de folia localizado no interior e nas praias, a capital teve um dia tranquilo. Foram registradas apenas cinco ocorrências. Um incêndio, um acidente de trânsito, uma ocorrência com vítima de queda com corte na cabeça e duas ocorrências envolvendo insetos agressivos.

Vistorias

A Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros chegou a interditar a estrutura de Carnaval no município de Paripueira. Após vistorias, a equipe detectou irregularidades que comprometiam a segurança dos foliões. Pela tarde, a equipe de vistoriantes retornou ao local e verificou que as mesmas foram sanadas permitindo a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Outras vistorias estão programadas para o Carnaval.