Geral

Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura discute ações para 2014

26/02/2014
Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura discute ações para 2014

fotoovino2Representantes da Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura participaram, na sede do Sebrae Alagoas, da Primeira Reunião Ordinária de 2014. O objetivo da reunião foi discutir ações para fortalecer essa cadeia no estado.
“Buscamos o envolvimento da sociedade civil e das instituições públicas nas discussões, a fim de encontrarmos as melhores soluções para beneficiar o pequeno produtor do semiárido alagoano”, enfatizou Pollyana Bellotti, analista da Unidade de Agronegócios do Sebrae Alagoas.
Durante a reunião, foi feita a apresentação dos resultados da Missão Espanha, formada por uma visita à cidade de Extremadura, a fim de verificar as técnicas de criação e manejo de ovinocaprinos naquela região, que possui características semelhantes ao Sertão alagoano.
Houve também a apresentação do encaminhamento do “Alagoas Mais Ovinos”, programa que consiste na entrega de animais para produtores que tenham tradição de ovinocaprinocultura, como forma de inclusão produtiva e geração de renda para as famílias que estejam em vulnerabilidade social.
Segundo o coordenador do programa pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Luciano Barros, desde 2010, mil famílias já foram beneficiadas pelo programa. “Até o final de março, mais quatro municípios e ainda mais famílias serão beneficiados com as entregas”, frisou Luciano.
Por fim, como pauta do encontro, houve as discussões sobre a ampliação das pesquisas com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com a proposta de trazer inovações, melhoramento e mais qualidade à produção do Arranjo Produtivo Local (APL) de Ovinocaprinocultura no Sertão.
Participam da Câmara Setorial da Ovinocaprinocultura: Secretarias de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); a Emater-AL; o Sebrae Alagoas; a Associação de Criadores de Alagoas (ACA); a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Feal); a Embrapa; a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal); representantes da Câmara Nacional de Ovinocaprinocultura; a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID); a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf); o Instituto Federal de Alagoas (Ifal); a Universidade Federal de Alagoas (Ufal); a Agência Desenvolve; o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS); o Banco do Nordeste (BNB); o Banco do Brasil; entre outras entidades. O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) é um colaborador.