Cidades

Educação quer tornar mais atrativa aprendizagem do Português e da Matemática

17/02/2014
Educação quer tornar mais atrativa aprendizagem do Português e da Matemática

   educadores78 Quarenta e um mil alunos matriculados no 4º e 8º anos do Ensino Fundamental de 50 escolas da rede pública estadual serão beneficiados com ferramentas digitais para melhorar o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática. O projeto, denominado, “Aprender com Micro” foi apresentado nesta segunda-feira (17) pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) a educadores da rede estadual em evento no Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor) no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).
O projeto consiste na utilização de um software que vai trabalhar com os alunos as habilidades referentes a leitura, produção de textos, operações matemáticas e tecnologia, permitindo que professores desenvolvam atividades em ambiente digital. Dentro da carga horária de cada disciplina, os alunos terão momentos para trabalhar atividades de aprendizagem em aulas nos laboratórios de informática: para as turmas de 4º ano, serão duas horas semanais para a disciplina de Língua Portuguesa e outras duas horas para Matemática, enquanto os estudantes do 8º ano terão uma hora por semana de cada disciplina.
“O grande diferencial deste projeto é que este software vai proporcionar um atendimento individualizado e direcionado, sendo utilizado de acordo com as competências e dificuldades de aprendizagem existentes em cada turma. Ele será aplicado em turmas de 4º e 8 º anos por se tratar de séries estratégicas, já que os resultados alcançados no 4º ano trarão benefícios no decorrer do Ensino Fundamental e os do 8º ano serão sentidos no Ensino Médio”, explica a diretora de Apoio Pedagógico às Escolas, Rosineide Urtiga.

   Implantação

Nesta primeira etapa, o projeto será implantado em 13 unidades da rede estadual em Maceió, as escolas estaduais Cincinato Pinto, Maria Rita Lyra de Almeida, Josefa Conceição da Costa, Eduardo Almeida da Silva, Rosalvo Lobo, Alfredo Gaspar de Mendonça, José Maria de Melo, Rosalva Pereira Viana, Princesa Isabel, Maria José Loureiro, Vitorino da Rocha, Teotônio Vilela e Laura Dantas.
A formação para os professores começa no dia 26 de fevereiro no Cenfor/Cepa, tendo continuidade no período de 17 a 21 de março na Escola Laura Dantas, também no Cepa. Haverá inicialmente uma capacitação para o uso do software com duração de oito horas e depois será realizada uma formação inicial de 40 horas para os professores das turmas de 4º ano e de 20 horas para os professores de Matemática e Língua Portuguesa que lecionem no 8ºano. O processo de formação continuada terá continuidade até 2015 com mais 112 horas da carga horária.
A previsão da SEE é que o sistema comece a ser trabalhado com os alunos das 13 escolas da capital a partir de abril. A segunda etapa do projeto, com a implantação do projeto em 27 escolas do interior de Alagoas e formação inicial e continuada com os professores terá início em maio.

    Benefícios

Os educadores presentes à capacitação destacaram as vantagens que o projeto trará para as atividades em sala de aula. Maria Aparecida, coordenadora pedagógica da Escola Maria Rita Lyra de Almeida, localizada no CAIC do Trapiche, diz que o sistema vai tornar as aulas mais interativas para os alunos.
“Por meio deste software, as aulas serão mais atrativas e conseguiremos reduzir os índices de evasão. Além disso, também será possível corrigir a distorção idade série nas escolas”, diz Maria Aparecida, cuja unidade de ensino atende a 329 estudantes oriundos do bairro do Trapiche, comunidades da orla lagunar e conjunto Virgem dos Pobres.
Janilza Bastista, coordenadora da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, complementa: “A tecnologia faz parte do dia a dia de nossos estudantes e precisa também estar presente na sala de aula e, com este projeto, os professores terão à disposição uma ferramenta que trará benefícios à aprendizagem”, avalia.