Brasil

Produtores do semiárido exercitam mudança de atitude

10/02/2014
Produtores do semiárido exercitam mudança de atitude

Uma nova postura para encarar as adversidades e aumentar a renda na região está sendo trabalhada junto aos produtores rurais participantes do Programa Sertão Empreendedor: Um Novo tempo para o Semiárido. Depois de Campina Grande (PB), agora será a vez dos agricultores de Catolé do Rocha (PB) receberem a capacitação “A mudança de atitude do sertanejo”, nos dias 13 e 14 de fevereiro.
Os treinamentos, ministrados pela consultora Cláudia Cosentino, estão sendo realizados nas cidades que integram o projeto piloto do programa na Paraíba. Em cada curso – que tem carga horária de 16 horas/aula – 20 produtores rurais são capacitados para que possam desenvolver um comportamento inovador e transformar as suas propriedades em empreendimentos rurais a partir da adoção de práticas modernas de gestão e tecnologia.
“A aceitação dos participantes de que este assunto é importante superou as nossas expectativas. Eles estão vendo a necessidade de serem os atores principais da mudança e de não ficarem a margem do que acontece”, declara o coordenador técnico do programa, Joaci Medeiros.

Programa será estendido ao Maranhão e Piauí
Os próximos estados a aderirem ao Sertão Empreendedor serão o Maranhão e o Piauí. Reuniões realizadas entre representantes do SENAR e membros das superintendências estaduais do Sebrae definiram os últimos detalhes dos projetos que serão encaminhados ao Sebrae Nacional para a captação de recursos. No Piauí, 36 cidades participarão da iniciativa, enquanto no Maranhão serão 12 municípios. “Esses estados vão se juntar à Paraíba dentro da consolidação da expansão do programa e à Bahia, onde se chama Viver Bem no Semiárido”, destaca Medeiros.
Segundo ele, os encontros também permitiram que o coordenador institucional do Sertão Empreendedor e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA), Mário Borba, relatasse as experiências exitosas que já estão acontsecaiecendo no projeto piloto.

Sertão Empreendedor
Com a determinação de estimular o espírito empreendedor e elevar a qualidade de vida da população do semiárido brasileiro, o SENAR criou o “Programa Sertão Empreendedor: Um novo Tempo para o Semiárido” que vem sendo desenvolvido em uma ação conjunta com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto visa promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido brasileiro através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e a difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.
Lançado em maio de 2013, o Sertão Empreendedor já está em execução em seis municípios da Paraíba (Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Campina Grande, Juazeirinho e Santa Luzia) e tem como meta atender 25% das cidades do semiárido, ou seja, 300 municípios.