Cidades
MS e Sesau realizam visita técnica ao Hospital Santa Rita em Palmeira

Técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e do Ministério da Saúde (MS) realizaram, nesta quinta-feira (30), uma visita técnica ao Hospital Santa Rita em Palmeira dos Índios. A unidade ampliou suas instalações com 11 novos leitos, além da reforma e qualificação de 10 quartos e seis leitos para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para o atendimento. A iniciativa faz parte da Rede de Atenção a Urgência e Emergência ( RUE).
De acordo com o diretor estadual de Atenção Hospitalar, Rogério Barboza, a ampliação e qualificação dos leitos do hospital representam um avanço no atendimento a pacientes de urgência na região. Barboza destacou ainda que apenas através da união entre os governos municipais, estadual e federal é possível a evolução do atendimento no Sistema Único de Saúde.
Presente a visita, a representante do Ministério da Saúde, Valmira Costa, elogiou o empenho do Hospital em se adequar as normas preconizadas para o ingresso na Rede. “Somos um só povo, não cabe mais a noção de que a administração pública funcione de forma isolada. Todos os gestores, municipais, estaduais e federais, devem agir sempre com o bem comum em primeiro plano”, destacou.
Já o provedor do Hospital Santa Rita, Roberto Salgueiro, lembrou a importância histórica do hospital e sua posição estratégica no centro de Palmeira dos Índios. “O hospital possui mais de 60 anos de história e apenas em 2013 realizou 225.231 atendimentos de urgência. Com a integração na Rede de Urgência e Emergência, o hospital ganha em recursos e estrutura e pode oferecer um serviço que já é reconhecido pela população como um exemplo de excelência dentro do Sistema Único de Saúde”, afirmou Roberto.
Os novos leitos vão atender a população da 8ª região de saúde que congrega os municípios de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão, Palmeira dos Índios e Tanque D’arca.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2DISPUTA
Embalado pelo título da Copa Alagoas, CSE enfrenta CSA nesta quarta, por uma vaga na Copa do Brasil 2026
-
3FUTEBOL
CSE é bicampeão da Copa Alagoas 2025 nos pênaltis após empate sem gols contra o Penedense
-
4CAOS PERSISTE
Usuária do SUS em Palmeira dos Índios desabafa: “Os vereadores foram comprados pela prefeita”; veja vídeo
-
5NA JUSTIÇA
Sentença expõe gestão do ex-prefeito-imperador: quem vai ressarcir a compra de terreno em área indígena feita por R$ 1 milhão com recursos públicos?