Cidades

Pronatec forma mais de 2 mil jovens para o mercado de trabalho

24/01/2014
Pronatec forma mais de 2 mil jovens para o mercado de trabalho

  estudantesnasolenidade  Um momento que marca um passo importante para a inserção no mercado de trabalho foi vivenciado na tarde desta quinta-feira (23) por 2.340 alunos, que receberam certificados de conclusão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
A solenidade de entrega ocorreu na casa de shows Musique, no bairro Stlella Maris, e foi comandada pelo governador Teotonio Vilela e pelo secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim, que veio representar o ministro Aloizio Mercadante na cerimônia de formatura.
Ao fazer a entrega, juntamente com o representante do MEC, de certificados a estudantes, o governador Teotonio Vilela destacou que a decisão dos jovens de cursar o Pronatec “é uma das mais importantes da vida de cada um, uma vez que isso permite o surgimento de novas oportunidades profissionais”.
Em sua fala, Teotonio Vilela agradeceu a parceria com o Governo Federal e ressaltou o crescimento do Estado, com o apoio da iniciativa privada. Citou como exemplos o estaleiro em Coruripe, que, segundo ele, vai gerar cinco mil empregos diretos e indiretos, além de novas indústrias que chegaram a Alagoas nos últimos sete anos.
O secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim, destacou a importância do Estado no cumprimento do papel que lhe cabe, ou seja, de articular e mobilizar os estudantes para participarem de programas como o Pronatec. “É uma satisfação estar aqui e ver que o programa está acontecendo”, disse o represente do ministério, ao ressaltar que “o Governo Federal trata a educação com prioridade em todos os seus níveis, da creche à profissionalização”.
O secretário Paim disse ainda que o Pronatec “simboliza o esforço de resgatar o ensino profissionalizante no Brasil”. Segundo ele, a meta é chegar até o fim do ano com oito milhões de vagas no programa. Atualmente, destacou, “são cinco milhões de alunos matriculados no programa. O que significa um investimento de R$ 14 bilhões na educação profissionalizante”. Paim fez questão, porém, de dizer que nada disso seria possível se não fosse a determinação de cada um dos estudantes.
A secretária de Estado da Educação, Josicleide Moura, também ressaltou o esforço da pasta que comanda para atender a demanda do programa no Estado. Ela disse que em Alagoas 30 mil alunos foram qualificados de 2010 a 2013 para o mercado de trabalho.
“Este momento representa o esforço de desenvolver o Estado através da geração de emprego. Os alunos que estão aqui estão prontos para serem inseridos no mercado de trabalho. A determinação do governador Teotonio Vilela é oferecer educação de qualidade para o povo alagoano”.