Geral

Controladora-geral fala sobre a Lei Anticorrupção em programa de rádio

23/01/2014
Controladora-geral fala sobre a Lei Anticorrupção em programa de rádio

Rosa Tenório em entrevista na rádio Educativa

Rosa Tenório em entrevista na rádio Educativa

Durante entrevista concedida ao Programa Educativa em Revista, apresentado pelo repórter Elias Ferreira, na Rádio Educativa, nesta quinta-feira (23), a controladora-geral do Estado, Rosa Tenório, falou sobre a Lei 12.846/2013, Lei Anticorrupção, que entrará em vigor no dia 29 deste mês de janeiro e evidenciou os mecanismos que contribuem para combate à corrupção no Estado de Alagoas.
Rosa Tenório explicou que a Lei Anticorrupção foi sancionada em agosto do ano passado e possui o objetivo de preencher uma lacuna que existia entre a relação do poder público com o privado em todos os entes da Federação. “Nós temos a Lei 8.666/1993, que pune o corruptor enquanto pessoa física, agora com a Lei Anticorrupção, a pessoa jurídica que realizar ilícitos em contratos com o poder público sofrerá sanções cíveis e administrativas, chegando a pagar multas em até 20% do seu faturamento bruto anual”, destacou.
A controladora-geral também falou sobre a reunião em Brasília, entre os membros do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) – colegiado composto pelas Controladorias, Auditorias, Corregedorias, Ouvidorias e Secretarias de Controle e Transparência do Brasil – e a Controladoria Geral da União (CGU), realizado na segunda-feira (20) para discutir a regulamentação da Lei Anticorrupção. Ela ressaltou que o encontro teve uma enorme importância para esclarecimento de diversos aspectos da nova norma nacional, a exemplo do lançamento do Cadastro de Empresas Punidas, que complementará o Cadastro de Empresas Suspensas ou Inidôneas (CEIS nacional e estadual), como também, o Acordo de Leniência que prevê a amenização de alguns itens punitivos para as empresas que colaborarem com o processo de apuração dos atos ilícitos.
Quando questionada em relação à regulamentação da Lei Anticorrupção em Alagoas, Rosa Tenório explicou que a regulamentação está prevista para ser publicada ainda neste semestre por meio de decreto no Diário Oficial. “Aos poucos, os Estados estarão divulgando sua regulamentação da Lei, e com Alagoas não será diferente, vamos discutir ainda mais, já que o processo envolverá outros órgãos como a Procuradoria Geral do Estado (PGE)”, disse.
Para controladora-geral do Estado, a Lei é mais um avanço para controle interno e social no Brasil e em Alagoas. “Desde 2007, que o Governo Teotonio Vilela tem implantado mecanismos que contribuem para o combate à corrupção e o aumento da Transparência Pública em Alagoas, a exemplo da Lei 12.527/2011, Lei de Acesso à Informação e agora a Lei Anticorrupção que vieram para mudar conceitos institucionais e administrativos no País”.