Cidades

Gramado do Rei Pelé passa por manutenção

12/12/2013
Gramado do Rei Pelé passa por manutenção

    O gramado do Estádio Rei Pelé, em repouso de jogos desde outubro passado, atualmente passa por profunda manutenção e reforço para receber os jogos da Copa do Nordeste e a temporada do Alagoano de 2014. Além disso, há a expectativa de a praça esportiva ser escolhida por um país como Centro de Treinamento de Seleções (CTS) durante a Copa de 2014.gramadoreipele
Segundo José Francisco, funcionário responsável pela manutenção do campo, no momento o gramado está recebendo o tratamento com adubagem, retirada de mato, aplicação de inseticida contra pragas e ervas daninhas, irrigação e nivelamento.
De acordo com o secretário adjunto de Esportes, Jorge VI, a manutenção, comum ao término das temporadas é realizada em todos os estádios que recebem jogos durante o ano. “É uma reforma normal de fim de ano. Qualquer campo precisa de uma renovação, não é só o ´Trapichão. Nesse momento, está sendo mais especial porque estamos recebendo visitas de representantes de seleções que podem nos escolher como um CTS da Copa do Mundo de 2014. Por isso que o campo está sob responsabilidade do Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleção da Copa 2014 (Comcopa Alagoas)”, informou o secretário.
Jorge VI lembra que´, depois do sorteio dos grupos e chaves da Copa, no último dia 6, intensificaram-se essas visitas. “E muitas delas são informadas em cima da hora. Só na semana passada estivemos aqui Honduras, Colômbia, Gana e Grécia. Hoje o gramado é o principal atrativo dessas delegações e não podemos correr o risco de que seja visto maltratado”, ressaltou o secretário, lembrando que as regras para o uso do gramado do Estádio Rei Pelé foram fixadas em decreto de nº 25.753 publicado no Diário Oficial do Estado, de 9 de abril de 2013.

Maceió está na lista que tem 83 CTS

Segundo o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo do Brasil (COL) são 83 CTS que poderão receber seleções na preparação do torneio. Mais da metade localizados no Sudeste e outro um quarto no Sul do País. Para o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, isso pode ser preocupante, pois o intuito do governo é democratizar o Mundial.
“Há seleções que já procuraram, extraoficialmente, as instalações. É uma opção técnica das seleções, que tendem a se concentrar no Sudeste pela logística, infraestrutura, disponibilidade de hotéis, centros de saúde. No que pudermos, vamos ajudar o Norte e Nordeste”, afirmou o ministro.
Até o mês passado, algumas confederações já haviam escolhido os locais onde fixarão sede na Copa, como a Argentina no CT do Atlético Mineiro, os Estados Unidos no CT do São Paulo e a Inglaterra no Rio de Janeiro. O prazo final para todas as seleções escolherem os seus Centros de Treinamento é 31 de janeiro.