Geral

Aluno de Medicina é destaque nacional em Iniciação Científica

09/12/2013
Aluno de Medicina é destaque nacional em Iniciação Científica

    Dedicação, orientação de professor qualificado e foco em pesquisas voltadas para o bem-estar da população levaram o estudante procedente de escola pública, hoje no 4º ano do curso de Medicina da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Jhony Wilams Gusmão do Nascimento, 25 anos, a ser o único alagoano a ganhar o primeiro lugar no Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica e Tecnológica 2013 na categoria Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Jhony Wilams Gusmão do Nascimento, 25 anos

Jhony Wilams Gusmão do Nascimento, 25 anos

“Ganhar esse prêmio foi uma grande surpresa. Mesmo me dedicando durante um ano, alguns dias em tempo integral, não pensei que ia me destacar nacionalmente”, confessa o estudante. Em todas as categorias, foram inscritos 275 trabalhos, sendo 63 na área de Ciências da Vida na qual o aluno, com a orientação da professora da Uncisal, Luciana Corá, concorreu com a pesquisa Técnicas biomagnéticas: novas abordagens para investigação das interrelações entre a motilidade gastrintestinal, parâmetros biofarmacêuticos e clínicos.
Desde que entrou no curso de Medicina, Jhony teve interesse em enveredar na pesquisa e cumprir todas as etapas para um dia ser médico e professor. “Cheguei ao laboratório apenas com a vontade de estudar, mas não sabia de nada. A professora Luciana me abasteceu com conhecimento, atenção e me incentivou a continuar nesse trabalho. Ela foi meu referencial, é meu espelho e esse apoio foi fundamental para o êxito”, afirmou.

   Vida Escolar

Os anos de vida escolar foram vivenciados na escola pública no antigo bairro de Fernão Velho, cenário do início da fundação da indústria têxtil em Alagoas. No Ensino Médio e Fundamental, passou por escolas como Maria Amália e Princesa Isabel, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) e passou no vestibular após algumas tentativas. Há quatro anos, ingressou na Uncisal por intermédio das cotas sociais (alunos vindos de escolas públicas).
“Estudei praticamente durante a vida inteira em escola pública e isso não me impediu de realizar o grande sonho de estudar medicina. Apenas estudei e me dediquei mais para viabilizar isso”, ressaltou. O prêmio inclui a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e só incentiva o aluno a crescer. “Esse prêmio só aumenta a minha vontade de estudar mais, pois já estou na faculdade colhendo frutos. Farei tudo para dar o melhor aos meus futuros pacientes”, afirmou.