Cidades

Sebraetec de Alagoas é o quarto mais bem avaliado do país

26/11/2013
Sebraetec de Alagoas é o quarto mais bem avaliado do país

Em Alagoas, o Programa Sebraetec atua há mais de 10 anos atendendo micro empresas, empresas de pequeno porte e produtores rurais, contribuindo para o aumento da lucratividade desses negócios por meio de ações propostas por consultores com foco em inovação e tecnologia.sebratec
Participantes do Programa Sebraetec de todo o Brasil foram entrevistados em uma pesquisa de satisfação e impacto, realizada pelo Sebrae Nacional. Nesse estudo, Alagoas teve um resultado bastante positivo, ficando com a primeira colocação do Nordeste e sendo o quarto estado mais bem avaliado do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Dados da pesquisa mostram que, em uma avaliação de 0 a 10, Alagoas teve média de 8,73 no que diz respeito à adequação do programa em relação às necessidades e realidade da empresa. A média nacional de foi de 8,36. Nosso estado apresentou, ainda, um alto índice de satisfação, que apontou que 70,6% dos entrevistados deram uma nota de 9 ou 10 para o programa.
Ainda segundo a pesquisa, 100% dos entrevistados em Alagoas disseram ter promovido mudanças na empresa, decorrentes do Sebraetec, especialmente na melhoria da qualidade do produto ou serviço; 94,9% melhoraram o atendimento; 89,7% e 87,28% reduziram os desperdícios e custos, respectivamente. Outros 69,2% mudaram o layout da loja, e 59% implantaram um sistema informatizado de gestão, como controle de caixa ou estoque, por exemplo.
Para Ana Madalena Sandes, analista da Unidade de Acesso a Inovação e Tecnologia do Sebrae Alagoas, a pesquisa de impacto foi bastante positiva, “pois demonstrou melhoria nos processos e produtos oferecidos, além de explicitar outros pontos possíveis de melhorar, como a própria implementação da consultoria”.
Em 2014, o programa Sebraetec em Alagoas deve dar passos ainda maiores, já que vai aumentar a abrangência do seu público, passando a atender também os Microempreendedores Individuais. Desde 2010, mais de 4.400 empresários foram atendidos pelo programa, que investiu no estado mais de R$5,8 milhões.
Em mais 20 anos de existência, essa foi a primeira pesquisa de impacto do Programa Sebraetec, realizada pelo Núcleo de Pesquisa da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Nacional.

    Sebraetec

Ao participar do Sebraetec, o empresário recebe consultoria em sua empresa para que seja traçado um diagnóstico sobre a gestão daquele negócio, identificando os pontos fortes e fracos a fim de buscar soluções para os possíveis problemas e alcançar melhores resultados.
“É um dos programas mais demandados e que gera mais resultados. O Sebraetec é uma ponte entre uma prestação de serviços, que vem em forma de consultoria, e o empresário”, analisa Ana Madalena.
O Sebraetec disponibiliza 80% dos custos que o empresário teria com as empresas de consultoria; em contrapartida, os outros 20% são custeados pelo empresário. Como o serviço de consultoria tem um custo elevado, o programa aparece para ajudar a micro e pequena empresa, que precisa desses serviços mas, muitas vezes, não tem como custeá-los.
Em Alagoas, o Sebrae trabalha nas consultorias em cinco áreas: Gestão de Produção, Inovação, Gestão Ambiental, Gestão de Qualidade e Legislação Aplicada aos Pequenos Negócios.