Cidades
Semas combate trabalho infantil em cemitérios de Maceió

Com a proximidade do Dia de Finados, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio uma parceria com a Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU), realizou uma campanha de conscientização, visitando os oito cemitérios da capital, para distribuir material com orientações de combate ao trabalho de crianças nesses locais.
Nessa quinta-feira (31), a equipe de Abordagem Social da Semas conversou com os administradores e crianças que foram encontradas nos cemitérios de Nossa Senhora do Ó, Santa Luzia e Nossa Senhora Mãe do Povo. De acordo com Moacir Anselmo, administrador do Nossa Senhora do Ó, qualquer anormalidade é repassada para os órgãos competentes.
O objetivo da campanha foi conscientizar os administradores para manter crianças e adolescentes fora de qualquer ambiente que os remetam a trabalho ou tarefas em troca de remuneração. Nos dias 30 e 31 houve distribuição de material com informações contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e tabelas com números dos Conselheiros Tutelares para denúncias.
Segundo a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Semas, Shirley Fragoso, o trabalho prossegue com ações dos Conselhos Tutelares. “É um trabalho que não para. Presenciamos algumas situações, mas todas elas já foram encaminhadas aos conselhos responsáveis por cada área. Continuamos atentos”, disse a coordenadora.
Qualquer pessoa que presenciar crianças em situação de trabalho infantil nos cemitérios pode fazer a denúncia pelo Disque 100. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar. A denúncia também pode ser feita nos Conselhos Tutelares de Maceió.
Mais lidas
-
1AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
2HOMENAGEM
Claudia Raia e Edson Celulari fazem homenagem ao filho Enzo: 'Muito orgulho'
-
3PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5SUSPEITO
Polícia Civil divulga vídeo de suspeito de envolvimento na morte de jovem trans em Maceió