Cidades

Produtores beneficiados pelo PAF participam de Seminário de Avicultura Familiar

31/10/2013
Produtores beneficiados pelo PAF participam de Seminário de Avicultura Familiar

Durante essa quarta-feira (30), produtores rurais do município de Palmeira dos Índios participaram do Seminário de Avicultura Familiar, realizado dentro da programação da Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro). O objetivo do seminário foi capacitar os produtores alagoanos que já foram beneficiados pelo Programa de Avicultura Familiar (PAF) a criar uma forma de subsistência econômica por meio da comercialização de ovos e da criação de galinhas caipiras, além de propor o melhoramento da qualidade desses alimentos.
produtoresbeneficiados  Para Carolina Ávila, analista de Agronegócios do Sebrae Alagoas, o seminário é importante para que o público entenda sobre o manejo da galinha de corte e postura, visto que os produtores foram inseridos no programa há pouco tempo e precisam compreender a metodologia.
Os temas abordados pelo palestrante Fábio Cunha trataram desde o início da criação de aves no Brasil e a evolução da atividade até as técnicas de criação, manejo, idade de abate, linhagem, legislação, etc. Fábio também abordou, de forma simples e ilustrativa, a explicação sobre a metodologia do PAF.
De acordo com Fábio Cunha, essa é uma ocasião importante para a troca experiências e para que o público aprenda a como gerar mais renda. “Os produtores devem entender que criação de galinha caipira é um negócio. E que cada um deles é um empresário e deve levar a empresa a sério, preocupando-se em aprender a como criar e comercializar seus produtos para que o negócio possa ter sucesso”, explica o palestrante.
Ainda nessa quarta, os produtores puderam participar da oficina com o tema “Associativismo”, ministrada pela consultora do Sebrae Alagoas Rita Lopes. Ela explicou aos presentes sobre a importância do assunto abordado, pontuando conceitos e aspectos sobre a cultura da cooperação, sobre o que é o associativismo e o cooperativismo, além de destacar as vantagens da ajuda mútua.
“Os produtores estão na fase inicial do programa, então essa oficina serve para ampliar sua visão para que possam compreender a importância da união para o fortalecimento do negócio. Essa capacitação ofertada aos produtores por meio do Sebrae Alagoas é a peça chave para que haja o crescimento desse pequeno negócio”, explicou Rita.
Nesta sexta-feira (01), o trabalho de capacitação com os produtores continua. Dessa vez, os produtores de São José da Tapera e Olho d’Água das Flores recebem treinamento para estarem aptos a dar continuidade ao Programa de Avicultura Familiar de forma exitosa.

   PAF

O Programa de Avicultura Familiar (PAF) surgiu para estimular a criação de galinhas caipiras no campo como atividade econômica familiar, para oportunizar a criação de pequenas cooperativas e a verticalização industrial, além de diminuir o êxodo rural e aproveitar a mão de obra familiar. Outro objetivo do PAF é estimular a criação de mecanismos para aumentar a produção agrícola com tecnologia em condições adequadas à região.
A metodologia do programa consiste no treinamento dos técnicos e das famílias beneficiados, no fornecimento de pintos e rações, disponibilização de aviário onde as aves são criadas e vacinadas, distribuição dos animais e materiais às famílias nas regiões, montagem de galinheiro com assistência técnica e produção de carne e ovos.