Cidades
Feira do Empreendedor movimenta Alagoas e gera negócios para o público
Foram quatro dias de intenso trabalho e de uma extensa programação. Mas, no final desse período, a sexta edição da Feira do Empreendedor de Alagoas, realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, chega ao final com balanço positivo. Com o tema “Conectando sonhos às oportunidades de negócios”, o evento recebeu, ao todo, mais de 13 mil visitantes de vários estados e municípios alagoanos, entre microempreendedores individuais, empresários de micro e pequenas empresas, produtores rurais e potenciais empresários.
A feira cumpriu a missão de estimular o empreendedorismo por meio de produtos e serviços que resultassem em novas oportunidades de negócios, na inclusão produtiva e no aumento da competitividade e da sustentabilidade das micro e pequenas empresas de Alagoas, preenchendo 6.360 das sete mil vagas ofertadas para as mais de 200 capacitações, oficinas e palestras realizadas. Uma ocupação total superior a 90%.
Em toda a programação, foram abordados temas como moda, turismo, agronegócios, indústria, tecnologia, marketing, cultura, inovação, sustentabilidade, entre outros. E o índice de satisfação foi alto. Em pesquisa realizada pela equipe do Sebrae durante a feira, 82% do público disse ter atingido seu objetivo ao visitar o evento.
“A feira superou as expectativas. E isso se deu devido ao planejamento do evento, que gerou um resultado muito positivo, tanto para os colaboradores quanto para a sociedade alagoana, que nos recebeu muito bem. Nós tratamos de questões macro, mas também de questões setoriais, como sustentabilidade e inovação, tudo direcionado às necessidades do empreendedor”, analisa a gestora da Feira do Empreendedor e gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Alagoas, Fátima Santos.
Um dos pontos altos da Feira do Empreendedor foi a realização da Rodada de Negócios Multissetorial, que reuniu 75 empresas, entre compradores e fornecedores de vários segmentos, para um intercâmbio comercial e tecnológico. Das empresas participantes, 80% eram de demanda difusa, ou seja, não são clientes dos projetos finalísticos do Sebrae, o que acarreta na possibilidade de abertura de novos mercados. Os resultados prévios da rodada de negócios apontam que foram articulados R$19 milhões em negócios futuros.
Além disso, os visitantes tiveram acesso à exposição de máquinas, equipamentos e franquias; orientação, consultoria e soluções de gestão; informação para acesso ao crédito; oportunidades de negócios com baixo investimento inicial (Startups); ideias de negócios inovadores e sustentáveis; criação de sites em parceria com o Google; Loja Modelo; e Cine Teatro.
Para Carolina Pimentel, supervisora de Marketing da Macpoli, empresa especializada em cursos profissionalizantes e que veio à feira para divulgar a franquia no Nordeste, o saldo do evento também foi positivo. “A feira foi perfeita, e toda a equipe do Sebrae está de parabéns. Fomos muito bem recepcionadas. Esperamos fechar muitos negócios a partir desse evento, pois fizemos muitos contatos. Além disso, adoramos o povo alagoano! Em breve, vocês verão nossa escola em Maceió e em cidades vizinhas”, declarou Carolina.
Segundo o empreendedor João Kepler, que palestrou no espaço de Empreendedorismo Digital da feira, o movimento dos pequenos negócios é uma alternativa para descentralizar o desenvolvimento econômico, gerando milhões de reais e empregos diretos e indiretos de forma popular e democrática. “Os serviços e produtos trazidos por esses negócios produzem riqueza de dentro e para dentro do estado”, completa.
Por fim, deve-se também registrar que 30 municípios alagoanos vieram em caravanas para a Feira do Empreendedor, principalmente para participar de grandes eventos realizados dentro da programação da feira, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Fórum de Sustentabilidade, o Encontro Alagoano do PAIS, o Encontro de Microempreendedores Individuais e o Encontro Mulher de Negócios.
Pós-feira
Para a terceira fase da Feira do Empreendedor, o pós-feira, o Sebrae, juntamente com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), fará uma pesquisa de reação e impacto, a fim de saber a resposta do público em relação ao que foi visto na feira.
A primeira pesquisa a ser feita será a de reação, que deve começar no início de novembro. Após 20 dias do término da pesquisa de reação, será feita a pesquisa de impacto. O resultado, que só deverá sair em março de 2014, servirá de subsídio para a próxima edição da Feira do Empreendedor, em 2015.
O Circuito Feira do Empreendedor é realizado pelo Sistema Sebrae desde 1995, em todo o Brasil. Em Alagoas, este ano, contou com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Petrobras, Vivo, Prefeitura de Maceió, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, além do apoio do Hand Talk, Hotel Radisson, Google e Fits.
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