Cidades

Referencial Curricular norteará práticas pedagógicas nas escolas públicas estaduais

16/10/2013

Educadores, técnicos pedagógicos das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e gestores da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) participam, a partir desta quarta (16), do I Encontro para construção do Referencial Curricular da rede estadual de ensino, que acontece até o próximo dia 18 no auditório do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O trabalho tem como objetivo a sistematização de um documento que norteará a prática pedagógica nas escolas.referencialcurricular
A programação dos três dias de evento conta com a apresentação de palestras, todas ministradas por técnicos da secretaria, discussões temáticas em grupos de trabalho, debate das propostas consideradas e plenária para validação do documento. A construção do referencial curricular se dará de forma coletiva e democrática, com ampla participação de professores, técnicos e gestores nas discussões nas diversas áreas do conhecimento.
Durante a abertura do evento, a secretária adjunta da Educação, Laudirege Fernandes, definiu a importância do momento como um aperfeiçoamento cultural, técnico e científico da prática pedagógica. Segundo Laudirege, a construção do referencial curricular é um trabalho de reflexão e crítica das equipes envolvidas e contribui para o fortalecimento da Educação.
“Esse trabalho é muito significativo para todos que atuam para o fortalecimento da educação no estado e que contribuem para a melhoria do ensino nas escolas da rede. Temos plena confiança na competência das equipes pedagógicas que vão atuar na construção do documento e acredito que o referencial curricular e a condução das práticas pedagógicas são capazes de grandes mudanças de paradigmas na sociedade”, ressaltou.

    Construção democrática

A superintendente de Gestão de Ensino da Rede da SEE, Cláudia Tenório, destacou a importância do trabalho de construção do referencial curricular. “Este trabalho é um divisor de águas. Os professores hoje trabalham com foco no livro didático das disciplinas e mudam a prática pedagógica de acordo com o livro que adotam. A proposta do referencial é oferecer uma unidade das práticas pedagógicas nas escolas da rede estadual, o que não quer dizer engessar o professor, mas orientá-lo, norteá-lo”.
De acordo com Cláudia, o documento será construído de forma democrática e com participação efetiva de todos os professores, selecionados anteriormente pelas coordenadorias e escolas. “Em suma, é a organização da política de educação que o estado escolhe trabalhar, com base nas diretrizes curriculares nacional e no referencial curricular da educação básica”, disse.
A técnica da Unidade de Apoio Pedagógico da 2ª CRE, Jeane Cristina, ressaltou a participação dos professores. “Esse trabalho é essencial para direcionar as práticas pedagógicas adotadas nas escolas. Por isso, é importante a participação dos professores, que atuam de forma direta na educação, nas salas de aula”, afirmou.
Mais dois encontros serão realizados para aperfeiçoamento do documento em novembro.