Cidades
Estado oferta aulões para estudantes que farão o Enem
Com o objetivo de preparar os estudantes da rede de ensino público estadual, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) ofertará vinte aulões, por todo o Estado, destinados aos alunos que farão o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) nos dias 26 e 27 de outubro.
O Enem vai avaliar o desempenho dos alunos concluintes do Ensino Médio. O desafio é visto como o primeiro passo para o futuro profissional. Pelo segundo ano consecutivo, a SEE realiza aulões distribuídos entre as quinze Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Alagoas. A estimativa é de que mais de 13 mil alunos compareçam às aulas. A ideia é repassar mais conhecimento e todas as dicas necessárias para a realização das provas.
Além dos professores das escolas estaduais, a SEE firmou parceria com profissionais de outras instituições, como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), universidades e faculdades do ensino superior privado e cursinhos preparatórios para o vestibular.
Cerca de 170 mil alunos realizarão as provas do Enem em todo o país, um número 36% maior que o constatado em 2012. Destes, 63% dos são da rede pública de ensino. Alagoas é o segundo Estado do Nordeste com mais inscritos, logo após vem o Ceará – sendo o quarto colocado em todo o Brasil.
Dois aulões já foram realizados, nos dias 31 de agosto e 5 de setembro, em Palmeira dos Índios (3ª CRE) e Viçosa (4ª CRE), respectivamente. Mais de dois mil alunos de outras cidades abrangidas pelas duas coordenadorias, como Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Major Isidoro, Maribondo, Minador do Negrão, Quebrangulo, Tanque D’Arca, Atalaia, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Mar Vermelho, Paulo Jacinto e Pindoba, já foram beneficiados com as aulas preparatórias.
A diretora de Apoio Pedagógico das Escolas, Rosineide Urtiga, considera os aulões de extrema importância já que é uma oportunidade de superar as dificuldades de aprendizado – aquelas que não foram supridas durante a jornada nas escolas. “Com os aulões, também é possível que exercitem o conteúdo já estudado e testar o comportamento no dia da prova, o que envolve saúde, pontualidade, foco e determinação. É importante para que o aluno tenha uma boa desenvoltura, exercitando a vivência do dia da prova antecipadamente”, ressaltou, acrescentando que os aulões aumentarão melhor possibilidade de inserção no ensino superior.
O Cronograma das aulas pode ser conferido no do site da secretaria de Estado da Educação.
Mais lidas
-
1DEFESA
China realiza teste bem-sucedido de bomba de hidrogênio não nuclear, diz mídia
-
2AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4CRÍTICAS
Bruna Biancardi rebate fã que criticou decoração de Páscoa: 'Na sua casa você faz como quiser'
-
5POLÍTICA
Arthur Lira assume protagonismo na proposta de isenção do Imposto de Renda