Geral
Técnicos das Escolas Promotoras de Saúde de Alagoas participam de capacitação
Com a finalidade de consolidar a política de promoção do bem-estar e a prevenção de riscos no ambiente escolar, será realizada nesta quinta-feira (2) a 1ª Capacitação Anual para as Escolas Promotoras de Saúde (EPS) de Alagoas. O evento, promovido pela Secretaria da Saúde (Sesau), e acontece no Maceió Mar Hotel, das 8h às 16h30.
O treinamento é voltado para profissionais da saúde, educação e áreas afins que estejam inseridos no cotidiano das EPS nas cidades alagoanas, além de representantes das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). A ideia é instrumentalizar as equipes para desenvolver práticas educativas em saúde e agregar novas metodologias no cotidiano das unidades.
A programação conta com as palestras Fortalecendo a Inclusão da Política de Promoção da Saúde no Planejamento, com a psicóloga Maria José Castro; Bullying – A Síndrone da Humilhação, ministrada pela psicopedagoga Giovanna Carneiro; e Comportamento Emocional e Cultura de Paz, com o diretor de Educação para a Paz da Secretaria da Paz, Fábio Rogério Teixeira.
Na parte da tarde, serão realizadas ainda atividades de acolhimento, aplicação de questionários de avaliação e apresentações. Os técnicos participam também da oficina Abordagem Prática para o Combate às Drogas e Violência na Escola, comandada pelos gestores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, da Polícia Militar (Proerd/PM).
O evento pretende explorar questões atuais, estimulando estilos de vida saudáveis para a comunidade escolar e condizentes com a promoção da saúde. A ação será focada nas áreas educação para a saúde e construção de ambientes saudáveis, com o objetivo de elevar o nível de qualidade de vida e fortalecer a articulação intersetorial das políticas públicas.
Neste contexto, elaboramos uma proposta que enfatiza a educação para a saúde fundamentada no desenvolvimento das temáticas: alimentação saudável, atividade física, uso indevido do tabaco e outras drogas, fatores psicossociais e ambiente escolar saudável, explica Michelle Gama, técnica da Diretoria de Promoção da Saúde da Sesau.
A técnica ressalta ainda a importância da atividade para a consolidação da Política Nacional de Promoção da Saúde. É fundamental que os profissionais estejam capacitados para que possam ter um maior interesse na propagação da aprendizagem em saúde, possibilitando que continuemos realizando essa proposta, expõe Michelle.
Política Nacional
A Diretoria de Promoção da Saúde é a gestora estadual da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) e visa promover o fortalecimento e a implantação de uma política transversal, integrada e intersetorial, compondo redes para reflexão e qualificação contínua. A PNPS (2006) tem como uma das estratégias identificar, promover e apoiar as iniciativas referentes às EPS.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga
-
2OBITUÁRIO
Cardiologista alagoano morre em acidente com jet ski na orla de Aracaju
-
3FORÇAS ARMADAS
Apesar da pressão norte-americana, houthis do Iêmen atacam o aeroporto Ben Gurion de Tel Aviv
-
4FUTEBOL
CSE é bicampeão da Copa Alagoas 2025 nos pênaltis após empate sem gols contra o Penedense
-
5REEDIÇÃO HISTÓRICA
CSE e Penedense voltam a decidir título após 54 anos; final da Copa Alagoas é neste domingo em Palmeira dos Índios