Geral

Secretário destaca a importância dos conselhos de saúde para o fortalecimento do SUS

24/07/2012
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, participou da VII Plenária Estadual de Conselhos de Saúde, realizada nesta terça-feira (24), no Hotel Matsubara, em Maceió.  O evento, que teve como objetivo fortalecer o controle social e os canais de articulação sobre a política de saúde, contou com a presença do presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Benedito Alexandre, dos conselheiros municipais, além de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Durante seu pronunciamento, Toledo ressaltou a importância dos Conselhos de Saúde para o fortalecimento da política do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com ele, os conselheiros devem atuar como parceiros dos gestores, visando qualificar, ainda mais, a assistência à população que depende dos SUS.

“Os conselheiros atuam como interlocutores da população e, por isso, podem fiscalizar as ações, mas, principalmente, apresentar soluções.  Trabalhando com independência, mas de forma parceira, os Conselhos de Saúde podem ser eficazes quando atuam em parceria com os gestores, porque muitos problemas podem não ter solução em razão do desconhecimento da equipe técnica responsável pelo gerenciamento e execução dos projetos em saúde”, ressaltou o titular da saúde estadual.

Para o presidente do CES, Benedito Alexandre, os conselheiros devem realmente atuar realizando o controle social eficaz das ações de saúde. Para isso, devem participar efetivamente das discussões, se informar sobre a política do SUS e atuar de forma que os gestores cumpram as diretrizes do estabelecidas na Constituição Federal.

Palestras 

Após a cerimônia de abertura, o técnico da Superintendência de Gestão e Participação Social da Sesau, Joellington Medeiros, proferiu palestra sobre a Implantação do Decreto Federal 7.508, publicado em 28 de julho de 2011. Em seguida, a professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, se reportou sobre a Privatização da Saúde e o Desmonte do SUS.

Na sequência foram realizadas as eleições dos coordenadores regionais, estaduais e nacionais de saúde. Ao final da VII Plenária Estadual de Conselhos de Saúde foram entregues computadores aos Conselhos de Saúde, já que a informática representa ferramenta importante para o exercício do controle social.