Geral

Fiscais da Vigilância Sanitária de Arapiraca serão treinados sobre boas práticas alimentares

24/07/2012
Os fiscais da Vigilância Sanitária de Arapiraca serão treinados sobre as boas práticas alimentares, com o intuito de que atuem corretamente durante as inspeções. A capacitação será realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)  e irá ocorrer nesta quarta-feira (25), na antiga sede da Secretaria de Estado da Saúde, localizada no bairro Baixa Grande.

Durante o treinamento, as técnicas da Sesau irão orientar os fiscais a identificarem os alimentos que não estão bem acondicionados, a observarem se os profissionais estão usando Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e se os objetos usados para fabricação são adequados e higiênicos. Também serão repassadas informações sobre como os fiscais devem se portar durante as inspeções e repassados todos os princípios, poderes e hierarquias das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a Anvisa, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, quiosques, barracas e padarias devem seguir a legislação vigente e adotar padrões de higiene uniformizados, sob pena de serem punidos.  Realidade que se deve ao fato de os fiscais da Vigilância Sanitária exercerem poder de polícia nas ações de inspeção. “Por isso, os profissionais devem ser instruídos a aplicarem os termos sanitários, seguindo todos os trâmites do processo administrativo sanitário”, ressaltou a assessora jurídica do órgão, Lindinalva Teixeira.

Segundo a nutricionista e gerente estadual de Serviços de Comércio de Alimentos, Márcia Alves, o conteúdo programático do curso irá tratar da classificação dos microorganismos; perigos em alimentos; critérios de segurança; legislação vigente e desafios e conquistas alcançadas na fiscalização de alimentos.

“Durante as inspeções, os técnicos devem observar se os manipuladores de alimentos estão usando proteção para o cabelo, máscaras e luvas, se os utensílios usados não são de madeira, a exemplo das tábuas de cortar carne e também se os alimentos que necessitam de refrigeração estão sendo acondicionados dentro da temperatura especificada”, explicou a especialista.