Geral
Associações alagoanas representam o estado em feira nacional de artesanato
Considerado o mais importante evento de arte popular do país, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Feneart), que teve início na última sexta-feira (6) e segue até o próximo domingo (15), em Recife, nesta 13ª edição tem como tema o centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, um dos símbolos mais populares da cultura nordestina. Cinco associações de artesãos de Alagoas representam o estado, através da exposição e venda dos seus produtos.
Pontos e Contos, de Penedo, que utiliza a renda em suas peças; Mulheres de Fibra, de Maragogi, que trabalham com a fibra da bananeira; Associação dos Artesãos de Pontal do Coruripe, que produzem com o ouricuri; Associação dos Artesãos de Feliz Deserto, que trabalham com a taboa; e Associação dos Artesãos do Pontal da Barra, que utilizam o filé, são as representações alagoanas na feira.
De acordo com a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Turismo, Artesanato e Cultura do Sebrae Alagoas, Vanessa Rocha, a Feneart possui uma grande visibilidade no Nordeste, e a participação das associações é uma grande oportunidade de divulgação do seu trabalho.
Para poder escoar sua produção, é necessário que essas associações tenham espaço adequado para comercialização. A melhoria constante dos produtos é fruto das consultorias que elas participam, especialmente voltadas para o desenvolvimento de peças com design diferenciado, além do trabalho árduo desses artesãos. A visibilidade adquirida nesses locais é enorme e muito importante para eles, explica Vanessa.
A Feneart ocupa uma área de 29 mil m² do Centro de Convenções de Recife, e conta com a presença de cinco mil expositores, entre artesãos de vários estados brasileiros e, ainda, de 40 países, como Áustria, Camboja, Catar, Congo, Líbia e Turcomenistão. A expectativa dos organizadores é que a feira receba, no mínimo, 295 mil pessoas. O horário de funcionamento da Feneart é das 14h às 22h, mas, nos dias 8, 13, 14 e 15, a feira terá o horário ampliado para das 10h às 22h.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3HOMICÍDIO
Sobrinho de Sertório Ferro, ex-prefeito de São Sebastião, Waltinho é morto a facadas
-
4OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
5NOMEAÇÕES
Diário Oficial do Município traz nomeação de sete novos secretários em Maceió