Geral

Cooperativismo em Alagoas ganha destaque no Congresso Nacional

09/07/2012
Alagoas foi um dos estados brasileiros que se destacaram na sessão solene do Congresso nacional desta sexta-feira (6) em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo. Entre os parlamentares, autoridades e representantes desse importante setor da economia brasileira que se pronunciaram no Plenário, o senador Renan Calheiros citou o exemplo bem-sucedido do cooperativismo alagoano.

“É com muita satisfação que represento Alagoas nesta solenidade para contar um pouco da experiência exitosa da Cooperativa Pindorama, centralizada nos municípios de Feliz Deserto, Penedo e Coruripe, que surgiu de um projeto bem-sucedido de assentamento de agricultores e hoje é tida como um dos melhores exemplos de reforma agrária do País”, disse o senador no início de sua fala.

Renan enfatizou o ano de 2003, quando a cooperativa, comandada por pequenos produtores e colonos, concretizou um antigo sonho inaugurando a primeira usina de açúcar do Brasil construída por cooperados; sistema que, segundo ele, continua a ser um exemplo que quando o setor está em crise, às pessoas recorrem a essa experiência para ver se resolve a emergência da situação.

“A essa usina e a esses produtores veio posteriormente juntar-se à produção de sucos, álcool e derivados do coco, que passaram a ser produzidos na cooperativa. Só para se ter uma idéia, este ano tive a oportunidade de comemorar com eles a produção de um milhão de toneladas de cana, uma produção grandiosa para uma usina de cooperados”, avaliou.

Falou também dos 2.100 empregos que a cooperativa oferece no campo e na indústria; da crise que a instituição enfrentou após uma eleição tempestiva que resultou numa má gestão do sistema, sendo preciso recorrer ao governo, à Petrobras, vender emergencialmente o estoque de álcool até que, com a volta da antiga diretoria, liderada por Klécio dos Santos, tudo foi normalizado.

Reciclagem

Outro destaque na fala do senador foi o papel das cooperativas de reciclagem no país, setor que deve crescer com as diretrizes da nova política nacional de resíduos sólidos. Citou ainda como exemplo na defesa do cooperativismo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) comprovando que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é maior em municípios que contam com o cooperativismo.

“Tudo isso”, acentuou, “ressalta ainda mais a importância das cooperativas para o desenvolvimento das comunidades onde se instalam”. E completou voltando a falar sobre Alagoas: “Esse fato, aliás, é demonstrado pelo caso específico da Cooperativa Pindorama, a maior cooperativa agroindustrial do Nordeste, com 60 anos de existência e muito bem conduzida sob a liderança de Klécio”.

Comemoração

Como líder do PMDB pediu a continuidade do processo de aperfeiçoamento do marco regulatório do cooperativismo no Brasil, como forma de fortalecer cada vez mais esse setor. Por último, expressou seus cumprimentos a mulheres e homens trabalhadores que fazem o dia a dia das cooperativas no Brasil pela passagem de sua data comemorativa, que ocorre no primeiro sábado do mês de julho.

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS), que presidiu a sessão, agradeceu ao líder de sua bancada pelos exemplos que citou, sobretudo por sua defesa em favor do cooperativismo. Disse que gostaria de conhecer a experiência alagoana nesse setor, “porque não é sempre que se ouve dizer que um assentamento se tornou dono de uma usina de açúcar e álcool. Essa é realmente uma experiência exitosa”, concluiu.

Outros oradores

Falaram no Plenário, também, os senadores Ana Amélia (PP-RS) e Sérgio Souza (PMDB-PR), os deputados Luis Carlos Heinze (PP-RS), Assis do Couto (PT-PR), Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) e Leonardo Vilela (PSDB-PR); Daniel Hech, representando a União Nacional de Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes); Niro Barrios, representando a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol); o diretor de assuntos especiais do Banco Central do Brasil, Luiz Edson Feltrim; o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio de Freitas; e o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.