Geral

Governo do Estado entrega UPA e UBS de Penedo

06/07/2012

Para assegurar que a população do Baixo São Francisco tenha acesso ao atendimento de urgência e emergência com qualidade, o governo do Estado entregou em Penedo, nesta sexta-feira (6), uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).  As assinaturas dos termos de cessão das duas unidades, que custaram mais de R$ 4 milhões ao Ministério da Saúde (MS) e ao Tesouro Estadual, contaram com as presenças do governador Teotonio Vilela Filho, secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, do prefeito municipal Israel Saldanha e da secretária municipal de Saúde, Geonice Peixoto.

A UBS foi construída no bairro Raimundo Marinho e conta com um consultório médico, odontológico e de enfermagem, além de uma farmácia, salas de espera, esterilização, nebulização e vacina, um escovódromo, uma copa, almoxarifado, expurgo e cinco banheiros.  Para isso, o governo do Estado investiu quase meio milhão, representando mais uma ação para reestruturar a Atenção Primária em Alagoas, que ainda irá contar com mais 15 UBSs, além das já inauguradas nos municípios de Passo do Camaragibe, Ouro Branco, Piranhas e São José da Tapera.

Já a UPA de Penedo, que será referência no atendimento intermediário  entre a Atenção Básica e hospitalar, irá disponibilizar aos moradores do Baixo São Francisco um ambiente moderno, propiciando atendimento ágil e humanizado, que terá como prioridade o alto nível de resolutividade. Isso porque, a unidade irá funcionar todos os dias da semana, durante 24 horas, com uma equipe multiprofissional, realizando acolhimento e classificação de risco, disponibilizando leitos de observação, laboratório para diagnóstico, além de equipamento de Raios-X e eletrocardiograma.

Desse modo, segundo o governador Teotonio Vilela Filho, os moradores de Penedo e região irão contar com uma Atenção Básica fortalecida e um atendimento de urgência e emergência ágil. “Assim, só necessitarão migrar para Arapiraca e Maceió apenas os pacientes que apresentem casos extremamente graves e que não possam ser sanados no Hospital Regional de Penedo. Porque nosso propósito é criar polos de atendimento em cada região do Estado, evitando que as pessoas tenham que se deslocar para a capital, superlotando unidades como o Hospital Geral do Estado”, destacou, acrescentando que este é a primeira gestão a destinar recursos mensais para realizar investimentos na Atenção Básica dos municípios alagoanos.

Em seu pronunciamento, o titular da pasta da Saúde ratificou o discurso de Teotonio Vilela Filho, relembrando que nesta gestão o município de Penedo já foi contemplado com uma Farmácia de Medicamentos Excepcionais, além de uma Base Descentralizada do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] e recursos para equipar Unidades de Saúde da Família e o Centro de Diagnóstico. “Nunca um governador fez tanto por Penedo, mas isso só tem sido possível porque encontramos um prefeito sério e comprometido com o bem estar da população. Por isso, somente nesta sexta-feira estamos entregando uma UBS e uma UPA, que irão mudar para melhor o atendimento aos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde]”, ressaltou.

Ao final das cerimônias de cessão das duas unidades, o prefeito Israel Saldanha agradeceu o trabalho realizado por Vilela e Toledo em prol dos moradores de Penedo e municípios vizinhos. “Só temos a agradecer o empenho dos dois gestores, que têm dado um olhar especial por Penedo. Há quase quatro anos nossa cidade contava com uma saúde desestruturada, mas, graças ao apoio do governo do Estado, além dos nossos esforços diários, mudamos a realidade que os envergonhava e maltratava os penedenses”, relembrou.

Fluxo de atendimento da UPA

Quanto ao fluxo de atendimento da UPA, os pacientes devem passar por uma triagem, onde posteriormente serão encaminhados para as alas vermelha, laranja, amarela, verde e azul, segundo informou o superintendente estadual de Atenção à Saúde, Sival Clemente. “Na ala vermelha serão encaminhados os pacientes que precisam de atendimento imediato, por terem sofrido choques, estarem com problemas respiratórios, necessitarem de amputações ou apresentarem fraturas expostas e hemorragias”, esclareceu.

Sival Clemente esclareceu, ainda, que na ala laranja os pacientes irão esperar apenas dez minutos para receber atendimento e ficarão em observação. Na amarela o atendimento deve ser realizado em 60 minutos, sendo atendidos àqueles que estejam com fraturas abertas e ferimentos no tórax. Permanecerão na UPA por 120 minutos àqueles que foram encaminhados para a ala verde e tenham sofrido pequenas lesões, fraturas, luxações. Quanto aos destinados à ala azul receberão atendimento em 240 minutos, pois só irão requerer cuidados de rotina, uma vez que o estado de saúde dos mesmos não necessita de atenção imediata.