Geral

Governo contrata 33 retroescavadeiras para atender municípios atingidos pela estiagem

06/07/2012

O Governo do Estado contratou 33 máquinas retroescavadeiras para atender aos municípios atingidos pela estiagem. Os equipamentos serão usados na limpeza, ampliação e construção de açudes e barragens, que, em época de chuva, deverão acumular água para garantir a realização de atividades na zona rural.

A ação, coordenada pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), atende a uma demanda dos municípios, apresentada ao Comitê Integrado de Combate à Seca. Os recursos para contratação dos equipamentos são oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), disponibilizados pelo governador Teotonio Vilela.

As máquinas serão usadas entre os meses de julho e setembro na zona rural dos 33 municípios com decreto de situação de emergência. “Estamos atendendo a uma demanda dos municípios e preparando a região para conviver com outros períodos de estiagem com mais tranquilidade, pois a acumulação de água é fundamental para a realização das atividades da agricultura, seja ela familiar, de médios ou grandes produtores”, frisou o secretário de Estado da Agricultura, José Marinho Júnior.

Ações

Outras ações de atendimentos aos municípios estão sendo realizadas. Segundo o Exército, o número de carros-pipa aumentou para 186 com o objetivo de garantir água para as pessoas. O órgão também informou que faz fiscalizações regularmente nas comunidades atendidas pelos caminhões.

A recuperação de poços artesianos e a proteção de nascentes, numa iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos (Semarh), também já está ocorrendo.

Com o objetivo de garantir alimento para o gado, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) já iniciou o repasse de milho aos agricultores num preço abaixo do praticado no mercado. Enquanto nas lojas e armazéns o saco de 60 quilos custa em torno de R$ 45, a entidade repassa a mesma quantidade por R$ 18,10.

De acordo com o superintendente da companhia em Alagoas, Elizeu Rego, o órgão mantém uma unidade de distribuição em Maceió e outra em Palmeira dos Índios, onde já foram atendidos mais de mil produtores do Agreste e do Sertão. Segundo ele, outros pontos de repasse serão instalados em Arapiraca, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.