Geral
Técnicos da Seinfra vistoriam andamento de obra em União dos Palmares
Representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) estiveram nesta segunda-feira (2), em União dos Palmares, para dar continuidade aos trabalhos sociais paralelos à obra de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário feita no município. Uma equipe técnica da Superintendência de Articulação de Projetos Sociais da secretaria se reuniu com parceiros de entidades governamentais e da sociedade civil para discutir o andamento do projeto na região.
O encontro prevê o diálogo dos técnicos com as comissões de acompanhamento da obra – que tem intervenções em dois bairros do município, Roberto Correia de Araújo e Sagrada Família, para fortificar os canais de participação e integração estabelecidos com o início da obra. Na visita estiveram presentes ainda representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação, Sala Verde, escolas municipais e estaduais e Serviço Autônomo de Água e Esgoto.
Segundo a superintendente de Articulação de Projetos Sociais da Seinfra, Angela Paim, a integração entre os setores envolvidos nos projetos garante a continuidade das atividades de educação socioambiental. Por isso o nosso empenho em acompanhar de perto as ações, para garantir o acesso à informação e a mudança efetiva de comportamento por parte da população, explica.
O projeto socioambiental paralelo à obra de esgotamento sanitário, com a participação da população, é uma forma encontrada pela Seinfra para promover o desenvolvimento do senso de responsabilidade com o meio ambiente e com o sistema que está sendo implantado. Caminhadas ecológicas, plantão social móvel, exibições de vídeo nas praças, assembleias, oficinas e palestras de educação sanitária e ambiental são as principais ações de conscientização realizadas pela secretaria.
A obra
A obra de Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de União dos Palmares é mais uma ação estruturante fruto da parceria entre os governos Estadual e Federal. Com mais de 50% dos trabalhos executados, a obra inclui a ampliação de dez quilômetros à rede de esgoto já existente, a implantação de mais de duas mil ligações domiciliares e a construção de um laboratório para análise de água e esgoto, beneficiando cerca de 38 mil pessoas quando estiver em funcionamento.
A obra vai melhorar as condições sanitárias, que são precárias em União dos Palmares, impactando de forma positiva no manancial que margeia o município e que pode, no futuro, se transformar num grande fornecedor de água para a região.
Reunião sobre o projeto
Paralelo ao andamento das obras que acontecem a pleno vapor nos dois bairros da cidade, a secretária de Meio Ambiente, Gorete Galvão e a coordenadora da Sala Verde, Aparecida Lopes, receberam na manhã desta segunda-feira, 2, as representantes da Seinfra, Ivana Brandão (gerente de Articulação Comunitária), Maria Teresa de Albuquerque Medeiros (diretora de Projetos Sociais da Seinfra), foram discutidos os meios que serão trabalhados e os projetos que serão realizados para alcançar a conscientização sócio-ambiental da população beneficiada com o projeto, tanto a vida sustentável do beneficiados quanto para a manutenção da obra realizada.
Gorete Galvão disse que o município através da Secretaria de Meio Ambiente e da Sala Verde, está à disposição para ajudar e oferecer suporte afim de que o projeto possa dá certo e a população saia ganhando. Todo o suporte que temos estamos oferecendo para a Seinfra, estamos trabalhando juntos, o que queremos é que a população ganhe e tenha uma boa qualidade de vida, afirmou.
Participaram ainda Divenete da Costa, representante de 7ª CRE e Madalena Soares, coordenadora pedagógica da Sala Verde.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
3FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
4FISCALIZAÇÃO OU CHANTAGEM POLÍTICA?
Vereadores mudam postura e pedem investigação sobre o IGPS em sessão extraordinária da Câmara de Palmeira dos Índios
-
5OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB