Geral

Reabilitação visual é tema de capacitação destinada a técnicos municipais e estaduais de Saúde e Educação

02/07/2012

Os profissionais das equipes de Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência participam, nesta quarta-feira (4), do I Seminário Estadual de Reabilitação Visual: conceituando e quebrando paradigmas. O evento é destinado aos técnicos das secretarias municipais e estaduais de Saúde e Educação dos 102 municípios, que vão discutir ações voltadas para a pessoa com deficiência visual e a situação em Alagoas. O evento acontecerá no hotel Enseada, das 8h às 16h.

A Gerência de Núcleo do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), tem como função viabilizar a política de inclusão de deficientes visuais. A meta é a reabilitação por meio do acesso à assistência médica, social, educativa e profissional, que são fundamentais para reintegrar o deficiente, fazendo com que possa desenvolver sua potencialidade.

“A Deficiência Visual: Conceituando e quebrando paradigmas” será o tema da primeira palestra do seminário, tendo a frente a pedagoga Tanelia Machado, que é técnica do Centro de Reabilitação Visual. Em seguida, a psicóloga Ana Paula Sarmento fala sobre como “Receber o Deficiente Visual numa Unidade de Saúde”. Nessas duas palestras, o gerente do Núcleo do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Ernestino Veiga, atua como moderador.

Na segunda etapa, à tarde, as palestras terão continuidade com discussões sobre os temas Fluxo de Atendimento da Rede de Assistência à Saúde da Pessoa com Deficiência Visual, com a assistente social, Valma Marinho, e a Acessibilidade ao Tratamento de Reabilitação Visual, com a técnica Lisiane Nicácio, tendo como moderadora Lucília Ferro Maia.