Geral

Secretaria da Infraestrutura de Alagoas investe na modernização de equipamentos

26/06/2012

Para aperfeiçoar a realização das ações estruturantes em Alagoas, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) investe na modernização de equipamentos tecnológicos e implantação de novos sistemas e softwares. O plano de modernização do parque tecnológico teve início neste mês de junho, com a chegada de novos computadores, e terá continuidade até o final de 2012.

Até o final do ano, a modernização promoverá a melhoria da rede estruturada de informática, a instalação do sistema integrado de acompanhamento e controle de contratos, obras e convênios, a aquisição de uma nova máquina de plotagem, a implantação de dois novos servidores de rede e do sistema de fiscalização de obras para uso em tablets.
 
O novo método de fiscalização permitirá que técnicos da secretaria enviem, direto dos locais de monitoramento, dados e imagens relativas às obras em execução. Essas informações alimentarão o software de acompanhamento e controle de obras, contratos e convênios via internet, possibilitando a atualização da base de dados em tempo real.
 
O secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, explica que a iniciativa vai acompanhar o aumento do quadro de servidores e suprir a demanda de trabalhos da secretaria. “Com a ampliação de nossa equipe técnica, houve a necessidade de ampliar o número de máquinas, retirar os equipamentos defasados e modernizar o sistema, garantindo a celeridade e a qualidade dos trabalhos, valorizando a produção dos servidores da Seinfra”, ressalta Fireman.
 
Segundo o coordenador especial administrativo e financeiro da secretaria, Jamerson Cavalcante, responsável pela elaboração do plano, as mudanças irão uniformizar o acompanhamento das ações da secretaria. “Passaremos a ter um sistema que armazenará as informações das atividades realizadas de forma menos individualizada, possibilitando um acompanhamento mais eficaz do desenvolvimento das obras e do andamento dos contratos e convênios”, disse Cavalcante.
 
Ainda de acordo com o coordenador, haverá modalidades diferentes de acesso ao software. “Responsáveis diretos, com chaves especiais, poderão modificar campos de dados. Os demais usuários poderão visualizar esses dados e, assim, acompanhar os estágios das obras e processos à medida que são atualizados”, completou.