Geral
Sesau realiza oficina sobre Ouvidoria do SUS para técnicos municipais
Com o objetivo de incentivar a descentralização dos sistemas de ouvidoria, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta terça-feira (19), uma oficina para gestores e técnicos de 39 municípios alagoanos. A atividade, que aconteceu no Hotel Ritz Suítes durante todo o dia, abordou temas como o perfil do ouvidor e a rotina e o fluxo de trabalho.
Na ocasião, foram apresentados os passos para a implantação de uma ouvidoria e as competências da equipe do setor. As formas de atendimento que pode ser presencial, telefônico, por internet, carta e em caixas coletoras e os recursos da Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa do Sistema Único de Saúde (ParticipaSUS) também foram abordados.
Segundo a gerente da Ouvidoria SUS em Alagoas, Janailma Azevedo, a oficina serviu ainda para conscientizar os gestores quanto à importância do canal de comunicação. Nossa meta é que todas as cidades tenham ouvidorias, o que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Elas são muito importantes para que o cidadão possa registrar sua queixa e ter direito à resposta, disse.
Ela ressaltou que, entre os benefícios da ferramenta, estão a aproximação com a sociedade, a identificação dos setores que merecem mais atenção e da necessidade dos usuários, a inovação dos processos produtivos e o fortalecimento da imagem da instituição. Essa é a segunda instância de atendimento, quando a instância normal não funciona, acrescentou.
Durante a atividade, a responsável pela Ouvidoria de Boca da Mata, Elaine Costa, também apresentou a experiência do município com o serviço, implantando em dezembro de 2011. Começamos recentemente e ainda temos muito a crescer e aprender, mas já temos obtido resultados positivos. Agora esperamos melhorar a cada dia mais, expôs.
Ouvidoria
A Ouvidoria do SUS presta orientação e informações acerca dos serviços de saúde; acolhe sugestões, solicitações, reclamações, denúncias e elogios; encaminha aos órgãos competentes para análise e providências; e elabora relatórios para os gestores, contribuindo para a melhoria da saúde pública e o fortalecimento do sistema.
Dados da Sesau revelam que mais de 70% das denúncias recebidas pelo serviço em Alagoas têm resolutividade. Para acessar o serviço, os usuários podem procurar a Sesau (Av. da Paz, Jaraguá, Maceió) ou telefonar para o 0800-284-1945. Também é possível contatá-la pelo e-mail [email protected] ou procurar as Ouvidorias do Hemocentro de Alagoas, da Unidade de Emergência do Agreste e do Hospital Geral do Estado.
Mais lidas
-
1MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
LDO 2025: Orçamento baixo para vice-prefeita eleita levanta questionamentos sobre valorização do cargo
-
3REVIRAVOLTA
Carlos Guruba se mostra insatisfeito com Prefeito-imperador e anuncia providências jurídicas: "Fomos traídos na disputa pelo CSE"
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Disputa acalorada na Câmara: Salomão Torres insiste na corrida pela presidência da Casa com apoio do prefeito-imperador
-
5NEGADA A MATERIALIDADE
Os 5 policiais militares acusados da morte do servente Jonas são absolvidos após julgamento