Geral

Obras da nova adutora do Agreste serão iniciadas em 1º de julho

28/05/2012

  As obras da nova adutora do Agreste serão iniciadas no dia 1º de julho deste ano. O anuncio foi feito pelos diretores da empresa CAB Águas do Agreste ao Secretário de Estado da Articulação Política, Rogério Teófilo, no ultimo dia 26, em Arapiraca quando das ações no município do programa Governo Perto de Você.

De acordo com os diretores da empresa, o termino das obras da nova adutora estão previstos para maio de 2014, com investimentos da ordem de 175 milhões. A Parceria Pública Privada (PPP) entre Governo do Estado, Companhia de Águas e Saneamento de Alagoas – Casal e Mineradora Vale Verde, prevê a recuperação das duas adutoras já existentes sendo uma de 600 milímetros em ferro fundido e outra de 400 milímetros do mesmo material. 
Uma estação de tratamento será construída em Arapiraca próximo a antiga estação da Emater na Al-220 com capacidade de 1.500 metros cúbicos de água por hora. A nova adutora com a captação no município de Traipu terá adutora de 700 milímetros sendo uma parte em ferro fundido e outra RPVC – fibra de vidro. 
No encontro com os técnicos e diretores da CAB Águas do Agreste, presentes além do Secretário de Estado, Rogério Teófilo o Secretário de Estado da Articulação Social, Claudionor Araújo e o representante da Governadoria do Agreste, Francisco Azevedo. 
Ficou definido no encontro, que ainda está semana o presidente da Companhia de  Águas e Saneamento de Alagoas – Casal, Álvaro Menezes  anuncia o dia da assinatura da ordem de serviço pelo governador Teotonio Vilela Filho para o inicio das obras da nova adutora do Agreste em ato que será realizado em Arapiraca com a presença do governador Teotonio Vilela Filho. 
De acordo com os diretores da CAB, a mineradora vai ser cliente da Casal e vai comprar água bruta da empresa. A PPP vai produzir 1.500 metros cúbicos de água, sendo 1.000 metros cúbicos para Arapiraca e 500 metros cúbicos de água para a mineradora Vale Verde.
O projeto da PPP vai beneficiar a população dos municípios de Arapiraca, São Brás, Campo Grande, Olho d’Água Grande, Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Coité do Nóia, Craíbas e Igaci, com investimentos da ordem de R$147 milhões. A vazão para Arapiraca será de 1.200 metros cúbicos de água que equivale a um milhão de litros por hora. 
Durante 15 anos de atuação da mineradora Vale Verde no município de Craíbas vai absorver diariamente 500 metros cúbicos de água bruta durante 15 anos, após esse período de atuação da mineradora todo o volume será destinado para a cidade de Arapiraca segundo os técnicos da CAB Águas do Agreste.