Geral
Semarh envia equipamentos para recuperação de nascentes
Dois caminhões cedidos pelas prefeituras dos municípios levaram 40 caixas dágua para Água Branca e Mata Grande na manhã dessa sexta-feira (25). O equipamento é parte do projeto de Recuperação de Nascentes, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que irá recuperar em caráter de urgência 20 nascentes nesses dois municípios.
De acordo com José Robério, técnico responsável pelo projeto, cada nascente demora efetivamente de 1 a 2 dias para ser incialmente restaurada, no entanto, o maior trabalho está em localiza-las e conseguir adequar a documentação do proprietário das terras onde elas se encontram. Muitos proprietários se recusam a dar a documentação pois acham que o Estado vai tomar as terras. Nós estamos fazendo esse trabalho para recuperar a nascente justamente para esse proprietário e quem mais possa se beneficiar da água, informa Robério.
Os municípios de Água Branca e Mata Grande serão os primeiros beneficiados pois já estavam realizando o mapeamento e cadastramento das nascentes a nível municipal, facilitando a conclusão da primeira etapa do projeto.Para o Secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivã Vilela, a recuperação das nascentes é somente o primeiro passo para a adequação da distribuição de água no sertão: Esses dois municípios já tem essa água na nascente, e com isso esperamos melhorar o IDH da população, que passará a ter água de boa qualidade permanentemente, afirma o gestor.
O Projeto
O projeto de Recuperação de Nascentes irá recuperar mais de 400 nascentes nas regiões agreste e sertão de Alagoas. Para que uma nascente seja recuperada, se faz necessário uma série de ações no local. Primeiro é feita uma limpeza na área da nascente, onde são retirados os resíduos deixados pela população no local. Em seguida, a nascente recebe uma cobertura inicial com pedras, que funcionam como filtro, fazendo com que os resíduos restantes da limpeza inicial ou descartados não contaminem ainda mais a água da nascente.
No local, devem ser instalados drenos para captação de água, que é armazenada em caixas dágua de três mil litros. Essa água armazenada é tratada e, então, está própria para o consumo humano. A recuperação se encerra com o reflorestamento do entorno da nascente. Além disso, cercas devem ser colocadas ao redor da nascente para que se evitem futuras contaminações da nascente recuperada, além da compactação do solo do entorno do local.
Mais lidas
-
1NO APAGAR DAS LUZES
OAB palmeirense cobra transparência na gestão municipal de Palmeira dos Índios
-
2MAIORIA FORMADA
Oito vereadores de Palmeira subscrevem petição da OAB e exigem explicações sobre mais contratos e recursos municipais da gestão do imperador
-
3IPVA 2025
Sefaz divulga calendário de pagamento do IPVA em Alagoas
-
4VAMOS A LA PLAYA
Vereadores eleitos de Palmeira dos Índios se refugiam em praia paradisíaca antes de posse e eleição na Câmara
-
5VIOLÊNCIA
Homem agride companheira dentro da UPA de Palmeira dos Índios e causa danos ao patrimônio público