Geral

Noite jurídica

28/05/2012

  Na memorável noite do dia 16 de maio pretérito, o Salão do Júri da próspera e progressista cidade de Arapiraca, engalanou-se para receber a 1ª Vara Cível do Egrégio Tribunal de Justiça ( TJ/AL) E, portanto, deu-se a interação entre a Corte de Justiça com os estudantes do curso de Direito da Faculdade do Agreste/Cesmac.

A magnânima Sessão, por sua vez, fora presidida pelo desembargador arapiraquense Tutmés Airan, referendada pelos seus insignes pares desembargadores Washington Damasceno Freitas/ Edvaldo Bandeira Rios que, por sinal, encantaram a seleta plateia com a proficiência jurídica que ostentam no âmbito do exercício de suas sublimes atividades judicantes.
Na noite anterior, a douta secretária da Primeira Vara Cível do TJ/Al, Margarida Melo, brindou a estudantada com belíssima palestra suficiente para demonstrar como funciona a atividade jurisdicional na segunda instância na vida real do profissional.
Na oportunidade, o Juiz de Direito da capital  Dr. Orlando Rocha fora bastante aplaudido quando fez uso da palavra no Auditório completamente tomado de estudantes do curso de Direito da Faculdade que coordena.
Segundo ele, “ Estão aqui presentes alunos dos mais variados períodos do curso de Direito do Cesmac em Arapiraca que aguardavam com muita expectativa e ansiedade por este momento. Nesta sessão serão julgados recursos de Apelação e de Agravo de Instrumento. Estive olhando a pauta designada para esta sessão e observei que há processos nos quais funcionei quando judicava nesta querida Comarca de Arapiraca onde deixei grandes amigos e companheiros.”
À solenidade compareceu a cúpula maior do Cesmac, a saber: Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, reitor da maior universidade privada de Alagoas; doutor Douglas Apratto Tenório, vice-reitor; Dr. Paschoal Savastano, diretor jurídico do Sistema Fejal/Cesmac, Conselheiros Estácio Valente/ Paulo Loureiro de Lima ; jornalistas Jorge Morais/ Laurentino Veiga a serviço da comunicação cesmaquiana.
Ao término dos trabalhos, o reitor agradeceu a oportunidade que o Tribunal de Justiça ofereceu à Instituição e, ao mesmo tempo, colocou-se à disposição daquela Corte no sentido de haver outras sessões a fim de capacitar melhor os alunos do curso de Direito quer na capital, quer na terra de Manoel André.
O Informativo do Cesmac se fez presente, e, na oportunidade, filmou todas as modalidades da Sessão histórica. E, por conseguinte, saiu na coluna/Cesmac em todos os jornais que fazem parceria com a entidade criada pelo saudoso Padre Teófanes Augusto Araújo de Barros que, no fluente ano, comemorar-se-á o CENTENÁRIO DE SEU NASCIMNTO em grande estilo.
Dir-se-ia que, a direção da Faculdade do Agreste na pessoa do Dr.Orlando Rocha, extrapolou as expectativas quer dos alunos, quer da direção-geral do Centro Universitário Cesmac que fez questão de comparecer ao evento do ano.
O “Fácil está feito, o difícil far-se-á ”. Por essas razões, a capacidade de servir à comunidade não se esgota numa única  Sessão.Muito pelo contrário, muitas virão a fim de agigantar essa entidade de ensino superior de excelente qualidade.
A todos que a fazem com trabalho, ética e, sobretudo, com probidade pública merecem aplausos pelo bem comum que está sendo construído. Dr. João Rodrigues Sampaio Filho comanda com pulso de ferro, com dedicação, com entusiasmo o sonho idealizado/criado e, consequentemente, transformado em realidade pelos seus méritos de empreendedor moderno. Avante Cesmac!