Geral

Alagoas, Bahia e Sergipe se reúnem para discutir doação e transplante de órgãos

24/05/2012

        O I Encontro Alagoas, Bahia e Sergipe em Doação e Transplante de Órgãos (Albase), ocorrido no último final de semana em Aracaju, reuniu profissionais que atuam no Hospital Geral do Estado (HGE), Central de Transplantes de Alagoas e no Banco de Olhos do Hospital Universitário (HU).

 

O evento teve como objetivo compartilhar experiências positivas, bem como discutir e promover estratégias de enfrentamento  das dificuldades existentes nos três estados. Na ocasião, também foram ministrados cursos sobre “comunicação de más notícias”, “eletroencefalograma” e “faturamento do SUS”.

 

De acordo com o médico José Gonçalo, coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott/ HGE), as equipes multiprofissionais tiveram a oportunidade de conhecer outros serviços e perceberem que Alagoas também pode desenvolver ações para contribuir no acréscimo de doação e transplante de órgãos.

 

“O Ministério da Saúde criou, no âmbito do sistema nacional de transplantes, as Organizações de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) e vários estados já aderiram. Também queremos implantá-la no HGE por ser mais abrangente do que a Cihdott; já enviamos o projeto para o Ministério e estamos aguardando a aprovação”, afirmou.

 

As OPO’s foram instituídas em 2009 com o papel de coordenar, organizar e apoiar as atividades relacionadas ao processo de doação de órgãos e tecidos, manutenção de possível doador, construção de parcerias e identificação e busca de soluções para as fragilidades do processo.

 

Segundo Kelly Brandão, assistente social da Central de Transplantes de Alagoas, a ideia de promover o encontro surgiu num evento nacional, realizado em São Paulo no ano passado, que contou com a participação de representantes de AL, BA e SE.

 

“Devido à proximidade geopolítica e social desses estados sentimos a necessidade de estreitar experiências pertinentes a cada realidade. O projeto deu certo e foi muito proveitoso; esperamos realizar novos encontros em breve”, destacou.

 

Dados da Central de Transplantes apontam que de janeiro a 23 de maio deste ano foram realizados no Estado 35 transplantes de órgãos, sendo 31 de córnea e quatro de rins. Em 2011, foram computados 152 procedimentos, sendo 143 de córnea e nove de rins.