Geral

Professores da Ufal fazem assembleia e continuam em greve

23/05/2012

        Em assembleia realizada nesta quarta-feira (23), os professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) discutiram encaminhamentos tomados durante a greve e reforçaram que a categoria continua de braços cruzados por tempo indeterminado. A mobilização ganha mais adesão em outros estados, segundo informou a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal).

 

Em greve há uma semana, a paralisação impede o funcionamento de todos os campi em Alagoas. “A adesão aqui é 100%. A pauta é nacional, mas há a questão das pautas específicas dos docentes, como salário e condições de trabalho. Hoje temos uma carreira com problemas”, falou Antonio Passos, presidente da Adufal, que confirmou ainda que, embora as negociações estejam avançando, não há previsão de retorno das aulas.

 

Além de divulgar uma tabela com as reivindicações, o sindicato atrela a mobilização em Alagoas à situação nos outros estados. Até o fim do mês deve haver uma reunião nacional que vai atualizar o andamento da pauta nacional.

 

Os professores da Ufal desejam também resolver pendências locais como condições adequadas de trabalho, segurança e conclusão de obras nos campi. Eles cobram a incorporação ao vencimento básico da Gratificação de Estímulo ao Magistério Superior, 4% de reajuste salarial e a implantação do Plano de Cargos e Carreiras. Essa pauta está sendo reivindicada pela categoria em todas as instituições de ensino superior do Brasil.