Geral
Seinfra amplia rede de esgotamento sanitário em União dos Palmares
As obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município de União dos Palmares, na Zona da Mata de Alagoas, estão 52% executadas, informa a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). O projeto deve beneficiar 38 mil pessoas quando concluído.
Realizada com recursos do Governo Federal, mais contrapartida do Governo Estadual, a obra, que está na segunda etapa, prevê o acréscimo de dez quilômetros à rede de esgoto já existente, a implantação de mais de duas mil ligações domiciliares e a construção de um laboratório para análise de água e esgoto.
A ampliação do sistema de esgoto vai melhorar as condições sanitárias, que são precárias em União dos Palmares, com parte dos esgotos sanitários gerados escoando a céu aberto. Isso causa impacto no manancial que margeia o município e que pode, no futuro, se transformar num grande fornecedor de água para a região, como explica a superintendente de obras da Seinfra, Sílvia Valéria Lima.
Com a ampliação do sistema, espera-se melhorar as condições sanitárias do município, minimizar as doenças de veiculação hídrica e colaborar com a despoluição do manancial, que tem potencial para abastecer a cidade futuramente, explica ela.
A obra enfrenta dificuldades de execução nas escavações em determinados locais devido à composição do solo conter material rochoso resistente. De acordo com o secretário Marco Fireman, a maioria das obras de saneamento é complexa e exige atenção especial do governo. São obras trabalhosas, mas enfrentar esses desafios faz parte do nosso programa para ampliar o saneamento no Estado e garantir mais saúde à população, diz Fireman.
Mais lidas
-
1FALSAS PROMESSAS
Brasileiro é enganado pela Ucrânia e vai parar no front do conflito (VÍDEO)
-
2FAMÍLIA
Quem é a mãe de Preta Gil, que já inspirou música e apareceu com Gilberto Gil no velório
-
3CIÊNCIA
Pesquisadores sugerem que um objeto espacial alienígena 'hostil' está se aproximando da Terra
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5NO SERTÃO
Família Wanderley celebra os 96 anos de Dona Noêmia, matriarca de uma história marcada por amor, coragem e serviço ao povo