Geral
Sesau realiza ações de conscientização contra uso do tabaco
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza até o próximo dia 31 deste mês, em diversos municípios alagoanos, ações de conscientização contra o uso do tabaco. Entre as atividades programadas pelo Programa de Controle do Tabagismo, está a realização de seminários com alunos de escolas públicas, palestras nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF), concursos, caminhadas e panfletagens.
Com o tema A Ingerência da Indústria do Tabaco nas Políticas de Governo, a campanha pretende mostrar como as empresas trabalham campanhas midiáticas, com o propósito de ganhar mercado e conquistar novos fumantes. Realidade que se deve, segundo a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, as articulações para interferir no trabalho dos técnicos da saúde e para barrar a aprovação de Leis que impeçam a adição de açúcares e produtos tóxicos nos cigarros produzidos.
A indústria do tabaco exerce grande influência e tem conseguido barrar a aprovação de projetos que podem impedir o aumento do número de fumantes no Brasil. Por isso, temos que nos mobilizar para mostrar a população, principalmente aos alagoanos, os malefícios que o uso do tabaco provoca à saúde, como a disseminação de diversos tipos de cânceres, destacou Vetrúcia Teixeira.
Programação Para disseminar ações de prevenção ao uso do tabaco, a Sesau estará promovendo uma vasta programação em parceria com os municípios. Em Arapiraca acontecem ações de prevenção nas UBSs e no dia 31 deste mês será realizado um seminário com alunos do Ensino Médio sobre uso do tabaco. Já em Atalaia, técnicos atuam nos PSFs e escolas municipais para estimular a população a deixar de fumar. No dia 31 de maio será realizada uma caminha pelas principais ruas da cidade, além de concursos de frases, cartuns e charges.
Na Barra de Santo Antônio serão realizadas palestras com gestantes, nas escolas municipais e nas unidades do PSF. Já no dia 31 de maio será promovido um concurso para a escolha do melhor cartaz e frase que aborde o tema ambiente livre do tabaco. Em Cajueiro e Capela serão realizadas palestras educativas e distribuição de material informativo, evidenciando os males que o tabaco causa à saúde.
No município de Delmiro Gouveia será promovida uma ação de cidadania no dia 31 de maio, com a realização de uma campanha de orientação sobre os males do tabagismo e a importância do auto-exame da boca. Na oportunidade também serão distribuídos panfletos, sorteados brindes, realizadas palestras educativas, promovidas ações de beleza e promovido um show temático com artistas locais.
Até o dia 28 deste mês serão realizadas palestras nos PSFs de Estrela de Alagoas e, no Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio), distribuídos panfletos educativos na cidade. Até o dia 22 de maio será promovido teatro de fantoches nas escolas municipais de Flexeiras, enfatizando os danos negativos que o tabaco causa à saúde e meio ambiente. Paralelamente, também serão realizadas palestras educativas na rede municipal de ensino. Em Ibateguara, serão distribuídos folders e realizadas palestras no centro de atividade física, além de uma caminhada no dia 31 de maio.
Em Joaquim Gomes os técnicos municipais irão promover uma caminhada e distribuir folders educativos com a população, além de promover uma grafitagem no dia 31 de maio, cujos painéis serão expostos na Secretaria Municipal de Saúde. No município de Lagoa da Canoa também serão realizadas palestras nos postos de saúde e escolas e promovidas apresentações teatrais e concurso de poesia.
Na capital alagoana, os técnicos do Programa de Controle do Tabagismo irão percorrer todos os departamentos da Sesau, onde irão estimular os servidores a promoverem um ambiente livre do tabaco. Eles também irão divulgar o tratamento de cessação do fumo, promovido na instituição pelo psiquiatra Everaldo Moreira, psicóloga Márcia Wanderley e assistente social Vetrúcia Teixeira.
Ainda em Maceió, no dia 31 de maio, serão realizadas palestras na Algás, no Dataprev e Hospital Universitário (HU). Nestas instituições também haverá a distribuição de folders educativos para os servidores, enfatizando os males que o tabaco causa à saúde de quem o consome. Também serão realizadas atividades educativas para os reeducandos do Sistema Prisional, além de distribuição de folders na Eletrobrás, Calçadão do Comércio, Santa Casa, PAM Dique Estrada, Centro de Saúde Doutor Roland Simon, PAM Salgadinho, Unidade de Saúde Durval Cortês, Escola Estadual Aurelina Palmeira e Faculdade Raimundo Marinho.
Nos municípios de Mar Vermelho, Messias, Olho dÁgua Grande, Palmeira dos Índios, Paripueira, Penedo, Pindoba, São José da Tapera, São José da Laje, São Miguel dos Campos, Viçosa e Paulo Jacinto serão promovidas palestras educativas, seminários e panfletagens.
Mais lidas
-
1NO APAGAR DAS LUZES
OAB palmeirense cobra transparência na gestão municipal de Palmeira dos Índios
-
2MAIORIA FORMADA
Oito vereadores de Palmeira subscrevem petição da OAB e exigem explicações sobre mais contratos e recursos municipais da gestão do imperador
-
3IPVA 2025
Sefaz divulga calendário de pagamento do IPVA em Alagoas
-
4VAMOS A LA PLAYA
Vereadores eleitos de Palmeira dos Índios se refugiam em praia paradisíaca antes de posse e eleição na Câmara
-
5VIOLÊNCIA
Homem agride companheira dentro da UPA de Palmeira dos Índios e causa danos ao patrimônio público