Geral

Hospital Geral promove Semana de Combate à Infecção Hospitalar

15/05/2012

        O Dia Nacional de Controle da Infecção Hospitalar é nesta terça-feira (15). Para reforçar a importância do tema na rotina diária dos profissionais e estudantes da Saúde, o Hospital Geral do Estado (HGE) promove, até sexta-feira (18), a Semana de Combate à Infecção Hospitalar.

 Durante esse período, médicas e enfermeiras da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e do Serviço de Gestão de Pessoas realizam palestras setoriais, com apresentação de vídeo sobre a lavagem correta das mãos e distribuição de material educativo.

        Segundo a médica Maria das Mercês Pereira, coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, a lavagem das mãos ainda é a forma mais eficaz para o controle da infecção hospitalar. “Apesar de toda tecnologia existente, o simples ato de lavar as mãos continua sendo fundamental e insubstituível para prevenir a proliferação de micro-organismos”, afirmou.

        A médica defendeu que cada profissional precisa ter o compromisso com sua própria saúde e com a do paciente, sendo necessária a mudança de comportamento. “O controle de infecção hospitalar é responsabilidade de todos, por isso exige a parceira de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, enfim, de todos que atuam numa unidade hospitalar”, enfatizou.

De acordo com Janine Melo, enfermeira da Seção de Gestão de Pessoas, os cuidados devem ir além do ambiente hospitalar para evitar a transmissão de bactérias aos familiares.

“Precisamos nos conscientizar sobre a importância das práticas corretas, pois o descuido pode contribuir para levarmos bactérias para nossas famílias. É imprescindível lavar as mãos ao chegar e ao sair do hospital; após usar o banheiro; antes e após o atendimento de cada paciente. Essa prática simples garante mais qualidade de vida para todos”, incentivou.