Geral
Oficina discute estratégias de Saúde para população quilombola
O programa Brasil Quilombola e a Política Nacional de Promoção da Saúde serão os temas discutidos nos dias 14 e 15 de maio, durante oficina promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Destinada às lideranças das comunidades remanescentes de quilombolas, a oficina acontecerá no hotel Enseada, a partir das 13h.
De acordo com a diretora de Promoção da Saúde da Sesau, Eliana Padilha, este ano o governo do Estado irá viabilizar uma série de ações, com a finalidade de discutir estratégias para melhoria da população que vive em áreas remanescentes de quilombos, e a posterior construção de plano de ações integradas. Durante a oficina, os técnicos da Promoção da Saúde irão apresentar as políticas públicas do Programa Brasil Quilombola.
No primeiro dia da oficina, serão apresentadas as 30 lideranças das comunidades quilombolas. Em seguida, haverá a exposição do Programa Nacional Brasil Quilombola. Posteriormente, acontece uma roda de conversa sobre as Políticas Públicas dos Quilombolas e diálogo acerca da articulação intersetorial na construção de estratégias para o fortalecimento do programa.
A Política Nacional de Promoção da Saúde será tema da abertura do segundo dia da oficina, quando os técnicos irão apresentar as ações previstas nessa área para melhorar a saúde das comunidades quilombolas. Ainda será montado o plano de ações integradas que será desenvolvido em Alagoas.
DADOS A Política Nacional de Saúde Integrada da População Negra foi aprovada em 2006 pelo Conselho Nacional de Saúde e publicada através da portaria MS/GM de 13 de maio de 2009, estando inserida no conjunto de políticas que constituem o Sistema Único de Saúde (sus). Em 2010 foi convertida em lei pelo Estatuto da Igualdade Racial.
Mais lidas
-
1BOLSONARISTA
PF prende ex-ministro Gilson Machado em Recife; ele é dono da banda Brucelose, que tocará em Palmeira dos Índios
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Luiz Eduardo Tenório Toledo toma posse na Câmara palmeirense e dá continuidade ao legado político da família
-
3FISCALIZAÇÃO JOGADA FORA
De G12 para G14: A “Bancada do Confeito” adoça relação com prefeita em Palmeira dos Índios e agora não passa nem wi-fi
-
4LUTO
Funcionária da Associação Comercial morre após infarto em local de trabalho em Palmeira dos Índios
-
5REALINHAMENTO COM A PREFEITA
Câmara de Palmeira rejeita requerimentos de Helenildo Neto por 14 votos a 1 e reforça suspeitas de apadrinhamento político após resultado do PSS