Geral

Oficina discute estratégias de Saúde para população quilombola

11/05/2012

        O programa Brasil Quilombola e a Política Nacional de Promoção da Saúde serão os temas discutidos nos dias 14 e 15 de maio, durante oficina promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Destinada às lideranças das comunidades remanescentes de quilombolas, a oficina acontecerá no hotel Enseada, a partir das 13h.

 

De acordo com a diretora de Promoção da Saúde da Sesau, Eliana Padilha, este ano o governo do Estado irá viabilizar uma série de ações, com a finalidade de discutir estratégias para melhoria da população que vive em áreas remanescentes de quilombos, e a posterior construção de plano de ações integradas. Durante a oficina, os técnicos da Promoção da Saúde irão apresentar as políticas públicas do Programa Brasil Quilombola.

 

No primeiro dia da oficina, serão apresentadas as 30 lideranças das comunidades quilombolas. Em seguida, haverá a exposição do Programa Nacional Brasil Quilombola. Posteriormente, acontece uma roda de conversa sobre as Políticas Públicas dos Quilombolas e diálogo acerca da articulação intersetorial na construção de estratégias para o fortalecimento do programa.

 

A Política Nacional de Promoção da Saúde será tema da abertura do segundo dia da oficina, quando os técnicos irão apresentar as ações previstas nessa área para melhorar a saúde das comunidades quilombolas. Ainda será montado o plano de ações integradas que será desenvolvido em Alagoas. 

 

DADOS – A Política Nacional de Saúde Integrada da População Negra foi aprovada em 2006 pelo Conselho Nacional de Saúde e publicada através da portaria MS/GM de 13 de maio de 2009, estando inserida no conjunto de políticas que constituem o Sistema Único de Saúde (sus). Em 2010 foi convertida em lei pelo Estatuto da Igualdade Racial.