Geral

Alagoas busca financiamento em Brasília para implantar projetos de combate à seca

11/05/2012

        O Governo de Alagoas apresentou em Brasília, projetos de infraestrutura que visam combater a seca na Bacia Leiteira e no Sertão do Estado. O governador Teotonio Vilela e o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, acompanhados do diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Álvaro Menezes, se reuniram com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, em busca de recursos para a implantação dos projetos.

Foram apresentadas em Brasília mais de 100 propostas desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e pela Casal. As principais foram a ampliação dos sistemas de abastecimento de água no Polígono da Seca, cujas obras pretendem, inclusive, antecipar a distribuição de água pelo Canal do Sertão, e o plano de trabalho para a eletrificação da Casa de Bombas do Canal.

Durante a tarde, representantes do Governo de Alagoas também se reuniram com equipes técnicas do Governo Federal para defender as propostas. O secretário Marco Fireman saiu otimista das reuniões e acredita que os projetos serão aprovados. "Nossa perspectiva é de que os projetos sejam contemplados com os financiamentos do Governo Federal, pois a presidenta Dilma Rousseff conhece a realidade de Alagoas e deseja combater a seca. Se quisermos alcançar desenvolvimento, precisamos levar água para a população", disse Marco Fireman.

O Governo Federal estuda a possibilidade de financiar projetos que possam ser implantados em curto prazo para combater a seca no Nordeste. Além de antecipar o funcionamento do Canal do Sertão, os projetos alagoanos têm o objetivo de levar água de qualidade a dezenas de povoados que ainda sofrem com a seca. Para 2012, as previsões meteorológicas apontam para uma estiagem prolongada no Sertão, o que resultou na criação, pelo Governo Estadual, do comitê de combate à seca em Alagoas.