Geral
Ação acontece até o próximo dia 25 e meta é imunizar no mínimo 80% dos 471.518 habitantes preconizados
Com a presença do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, a 14ª Campanha de Vacinação contra a Gripe foi lançada sábado (5), na Unidade de Saúde Alex Guimarães, situada em Messias. Com o tema Proteger é Cuidar, a ação ocorre até o próximo dia 25, quando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) espera imunizar no mínimo 80% dos 471.518 habitantes preconizados.
Devem ser vacinados 276.763 idosos com 60 anos e mais, 83.198 crianças de seis meses a menores de dois anos, 55.465 gestantes, 41.029 trabalhadores da saúde e 15.063 indígenas, além da comunidade carcerária. Para isso, segundo o titular da pasta da Saúde, foram mobilizados 3.400 profissionais, 670 veículos, além de mil salas de vacina, entre fixas, extra fixas e volantes.
Mas para que o êxito da campanha de vacinação seja alcançado, é necessário o trabalho integrado entre o governo do Estado e os municípios, segundo destacou Alexandre Toledo. Nosso foco é melhorar os indicadores na área da saúde e, para isso, todas as instâncias governamentais devem atuar juntas, como está ocorrendo em Messias, que tem 100% de cobertura do PSF [Programa Saúde da Família], ressaltou.
Prevenção O secretário de Saúde também destacou que a vacinação contra a gripe representa uma ação de prevenção, por isso, os alagoanos contemplados devem comparecer aos postos de imunização. Isso porque, segundo afirmou, se Alagoas atingir a meta de vacinação, o governo estará economizando recursos com o tratamento de doentes e internações, com a possibilidade de destinar mais recursos para outras áreas, salientou, ao informar que, ainda este ano Messias irá ganhar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Realidade que se deve ao fato de a gripe representar uma infecção respiratória que afeta 75% dos idosos e das crianças de seis meses a menores de dois anos. Uma doença que geralmente é transmitida por meio da tosse, fala, espirro e mãos das pessoas contaminadas e que pode evoluir para um quadro de pneumonia e morte, explicou a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro.
Ainda de acordo com ela, o Ministério da Saúde (MS) já comprovou que a vacina contra a gripe é eficaz e reduz em 45% o número de hospitalizações por pneumonias, além de 75% a mortalidade global. Denise Castro informou que, entre os idosos, a vacina pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e diminuir o risco de hospitalização e morte em cerca de 50% e 68%, respectivamente.
E para que não venha a ser uma vítima da gripe, a agente de saúde Bárbara Danyelle, que está no sétimo mês de gestação, compareceu ao lançamento da campanha e foi imunizada. Estou esperando meu primeiro filho e quero ter uma gravidez saudável, além de dar à luz uma criança com saúde. Por isso, já aproveitei o primeiro dia da ação de prevenção para me imunizar, enfatizou, ao convidar todas as gestantes alagoanas para seguirem seu exemplo.
Além da gestante Bárbara Danyelle e de outros moradores de Messias, diversas autoridades participaram do lançamento oficial da 14ª Campanha Estadual de Vacinação contra a Gripe. Estiveram presentes à Unidade de Saúde Alex Guimarães, a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, a secretária municipal de saúde, Oneide Camilo, e o vice-prefeito Francisco Vasconcelos, que representou a prefeita Vânia Omena.
Mais lidas
-
1CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
2ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
3OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
4FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
5HOMICÍDIO
Sobrinho de Sertório Ferro, ex-prefeito de São Sebastião, Waltinho é morto a facadas