Geral

Terço dos Homens de Boca da Mata celebra 3 anos hoje

22/04/2012

O “Terço dos homens” da paróquia Santa Rita de Cássia da cidade de Boca da Mata (distante 78km de Maceió) completa três anos de existência neste mês de abril. E para comemorar a data foi elaborada uma vasta programação para este domingo (22), que começa com missa, às 7h, na igreja matriz; às 9h, palestra sobre a importância da família; às 13h30, acolhida das caravanas de vários municípios, na Praça da Vitória; às 15h, II Caminhada da Família pela Fé, com orações e músicas católicas; às 16h30, missa campal, celebrada pelo pároco Nivaldo Barbosa, e às 18h, show de encerramento com o cantor paulista Antonio Cardoso (ex membro dos cantores de Deus de Padre Zezinho), na Praça Padre Cícero.


Histórico do terço
O Terço dos Homens surgiu por intermédio de dois amigos, Marcelo e Dentinho, que já faziam trabalhos religiosos e sentiram a necessidade de movimentar um grupo de homens do bairro do Cruzeiro, onde moram, na cidade de Boca da Mata. Eles achavam que as pessoas deveriam se envolver mais nas questões sociais e religiosas e, a partir daí, iniciaram convite boca a boca para sentirem quantas pessoas iriam aderir à ideia, que a princípio ainda não se chamava terço dos homens. A mobilização inicial conseguiu convidar 20 pessoas, deste total apenas sete estiveram presentes. A partir deste dia (18 de abril), o encontro, que foi realizado na escolinha Cantinho Feliz, da professora Aparecida Sampaio, passa a chamar “Terço dos homens”. O tempo passa, o grupo começa crescer e em pouco mais de seis meses já reúne 170 homens assíduos e dedicados. O espaço da escolinha já não comportava tanta gente, logo, os momentos de orações, que ocorrem aos sábados à noite, foram transferidos para a igreja (santuário) Santa Rita de Cássia.
Segundo Luiz Marcelo da Costa, coordenador do terço, é muito importante participar de momentos de reflexão como este. “Hoje contamos com diversas famílias que participam deste movimento, onde nos encontramos para partilhar a palavra de Deus e rezarmos o terço”, disse otimista.
Luiz disse ainda que durante os encontros são arrecadados alimentos para, mensalmente, serem distribuídos com famílias menos favorecidas da comunidade. “Trabalhamos a alto estima dos nossos integrantes – homens com idade avançada – que achavam que não tinham mais nada a ser feito na vida. Partindo desse princípio, focamos nosso objetivo numa forma torná-los mais úteis em tarefas, atividades e comemorações comunitárias, tais como: confraternizações juninas e de fim de ano, viagens e outros eventos”.