Geral

Comunidades recebem telecentro em Santana do Ipanema

20/04/2012

Comunidades do bairro de São Pedro e demais bairros em Santana do Ipanema comemoraram nesta quarta-feira (11) a inauguração do telecentro provido pelo Governo de Alagoas. O telecentro de Santana é o 31º implantado pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) que beneficia 27 municípios alagoanos através do programa de inclusão digital, Digitalagoas.

A grande expectativa da comunidade local é a oferta de curso básico de informática, como é o caso de Kaliane Aquino Mendes, 18 anos, que busca o primeiro emprego. “Esse tele centro vai melhorar a vida de todo mundo da comunidade porque vai dar oportunidade do primeiro emprego, onde sempre é exigido o curso de informática”, enfatizou.

Os cursos serão oferecidos no telecentro através da Secretaria Municipal de Educação a partir desta segunda-feira (16). Serão cadastrados interessados de todas as idades durante esta quinta e sexta-feira(13), quando será feita uma distribuição de turmas por faixa etária para auxiliar na dinâmica da aula.

A secretária de Educação, Silvana Aparecida Belfort, afirma que será utilizada a experiência do telecentro instalado na Biblioteca Municipal, que capacitou 2 mil pessoas em 2 anos. A princípio o telecentro será aberto apenas para os cursos, a medida que a comunidade for recebendo capacitação e ensino comportamental diante das máquinas será liberado o livre acesso para brincadeiras, pesquisa e convivência social através da rede.

Digitalagoas

O telecentro de Santana do Ipanema é equipado com 11computadores, impressora, mesas, cadeira e armário, seguindo o padrão dos demais que fazem parte do Digitalagoas. No total são 50 telecentros previstos pelo programa que serão instalados em 30 municípios. Em paralelo a esse trabalho, a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti)trabalha na implantação de mais 24 telecentros, dos quais 20 já estarão em funcionamento ainda neste primeiro semestre de 2012.

O sistema operacional adotado pelos telecentros é o Edubunto, que permite uma gestão de conteúdos educativos através de jogos de matemática e ciência. Quem se divertiu com os jogos do telecentro foi o Jorge Luíz Farias, que não sabe bem a idade, mas estima que tenha 10 anos.