Geral

Estado discute estratégias de saúde para os hospitais da Região do Sertão

17/04/2012

        O secretário estadual da Saúde, Alexandre Toledo, participou de reunião com os gestores hospitalares de Delmiro Gouveia, Piranhas e Água Branca. A reunião aconteceu na Unidade Mista e Emergência Doutor Antenor Serpa, em Delmiro Gouveia, e discutiu a situação dos hospitais da região do Sertão. 

 

Durante o encontro, o gestor da pasta estadual ouviu as dificuldades dos gestores hospitalares e também as propostas de solução dos problemas. De acordo com o secretário, a estratégia prioritária é suprir o abastecimento e o quadro de profissionais. Posteriormente, demais medidas serão providenciadas.

 

"O diagnóstico aponta que, nos três municípios, as dificuldades são semelhantes. No contexto atual, é preciso discutir modelos que otimizem a Saúde de modo a atender a demanda da população. Para isso, faz-se necessário discutir o perfil do hospital e da região. A Comissão Intergestores Bipartite, por exemplo, é um dos espaços para debater as necessidades da Saúde”, disse Alexandre Toledo.

 

Na ocasião, o superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL), Sival Clemente, falou das estratégias para rever os valores e recursos de financiamento e adiantamento de numerário, de modo a analisar o perfil dos hospitais e da cidade de acordo com a realidade. Dentre as propostas apresentadas, o superintendente exemplificou o Centro de Especialidades Regionais, que visa atender, dar resposta e apresentar resolutividade para os serviços básicos de saúde.

 

A superintendente de Gestão e Participação Social da Sesau, Sylvana Medeiros, mencionou a importância de elaborar o plano operatório dos três hospitais, de modo a envolver os conselhos de Saúde na apresentação do plano de trabalho, com a finalidade de firmar um acordo para a região. “Pois é por região que tem sido aprovado o financiamento do Ministério da Saúde, não se pode planejar isoladamente”, explicou Sylvana Medeiros,

 

Ela acrescentou que a proposta deve ser apresentada em plenária para discutir a Rede Cegonha e a Rede de Urgência e Emergência, por meio das quais se conseguem recursos para as unidades. A reunião foi realizada a pedido do deputado Inácio Loyola e teve participação dos gestores e técnicos hospitalares das unidades do Sertão e da Sesau.

 

 

Participaram do encontro, Petrúcio Bandeira, gerente hospitalar da Unidade Mista e Emergência Doutor Antenor Serpa (Delmiro Gouveia); Eudo Brasileiro, gerente hospitalar da Unidade Mista Senador Arnon Afonso de Farias Melo (Piranhas); e Hideraldo Luiz, representando a gerente hospitalar da Unidade Mista Doutora Quitéria Bezerra de Melo (Água Branca).